Siga o OTD

Brasil

Scheidt, Serginho e Torben no topo dos medalhistas do Brasil

Confira a lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos

Antes da aposentadoria. Robert Scheidt irá disputar sua 7ª Olimpíada
Robert Scheidt quer aumentar sua lista de conquistas em Tóquio (Pedro Martinez/SAILING ENERGY)

Depois de conhecer os maiores vencedores em termos mundiais, chegou a hora saber qual é a lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Entre os quatro primeiros colocados, são três da vela e um do vôlei. Confira a lista:

1º. Robert Scheidt – vela: dois ouros, duas pratas e um bronze
Lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos
Scheidt foi homenageado ao fazer o juramento da atleta na Rio-2016 (Reprodução)

O velejador Robert Scheidt é quem encabeça a lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos. Com seis participações no currículo, ele foi duas vezes campeão olímpico, outras duas vice e uma vez terceiro colocado.

O início da trajetória vencedora de Robert Scheidt começou em Atlanta-1996, quando ele tinha apenas 23 anos e conquistou o ouro na classe laser. Em Sydney-2000, ficou com o vice-campeonato na mesma prova, mas recuperou o título em Atenas-2004.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em Pequim-2008, ele trocou a classe laser pela star e foi competir junto com Bruno Prada, ao lado de quem conquistou a medalha de prata. A dupla foi a pódio de novo em Londres-2012 ao ganhar o bronze.

De volta à laser na Rio-2016, Robert Scheidt terminou em quarto lugar, mas vai ter mais uma chance de voltar ao pódio nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano que vem, quando disputará pela sétima vez o evento.

2º. Serginho – vôlei: dois ouros e duas pratas
Lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos
Serginho faturou dois ouros e duas pratas (Alexandre Loureiro/Exemplus/COB)

O líbero Serginho, também conhecido como Escadinha, disputou pela primeira vez os Jogos Olímpicos com 29 anos e se despediu do evento com 41. Em quatro edições disputadas, ele chegou sempre com a seleção brasileira de vôlei masculino à final. Ganhou o ouro em Atenas-2004 e na Rio-2016. E foi prata em Pequim-2008 e Londres-2012.

A trajetória espetacular do jogador foi brindada na Rio-2016 com o fato dele ter sido o escolhido o melhor atleta da competição e o fez assumir a segunda colocação na lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos

3º. Torben Grael – vela: dois ouros, uma prata e dois bronzes
Torben Grael e Marcelo Ferreira conquistaram três medalhas olímpicas juntos

De 1984 a 2004, Torben Grael foi presença constante na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos. Em seis participações, subiu cinco vezes no pódio com dois ouros, uma prata e dois bronzes, resultados que o deixam na terceira colocação na lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos.

A estreia aconteceu em Los Angeles-1984 na classe Soling, em que competiu ao lado de Daniel Adler e Ronaldo Senfft para conquistar a medalha de prata. Em Seul-1988, Torben Grael se mudou para a classe Star e, junto com Nelson Falcão, ficou com o bronze.

Para Barcelona-1992, ele mudou de parceiro. Torben passou a competir com Marcelo Ferreira e foi a pior participação dele em Jogos Olímpicos com o 11º. lugar na classe Star. A reviravolta veio a partir de Atlanta-1996. Grael e Ferreira permaneceram juntos e foram campeões olímpicos. Na defesa do título, em Sydney-2000, ficaram com o bronze, mas em Atenas-2004 voltaram a subir no lugar mais alto do pódio.

4º. Marcelo Ferreira – vela: dois ouros e um bronze

Marcelo Ferreira disputou quatro edições de Jogos Olímpicos, sempre ao lado de Torben Grael, e ganhou quatro medalhas. Depois do 11º. lugar em Barcelona-1992, foi campeão olímpico em Atlanta-1996 e Atenas-2004 e foi bronze em Sydney-2000. Todas as conquistas foram obtidas na classe laser e o deixaram na quarta colocação na lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos

5º. Adhemar Ferreira da Silva – salto triplo; Giovane e Maurício – vôlei masculino; Fabiana, Paula Pequeno, Thaísa, Jaqueline, Sheilla e Fabi – vôlei feminino – 2 ouros
Lista dos maiores medalhistas do Brasil na história dos Jogos Olímpicos
Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro bicampeão olímpico do Brasil

Na quinta colocação da lista dos maiores medalhistas do Brasil em Jogos Olímpicos estão todos os atletas que ganharam duas medalhas de ouro. Adhemar Ferreira da Silva, campeão do salto triplo em Helsinque-1952 e Melbourne-1956, Giovane e Maurício, que fizeram parte das equipes de vôlei masculino que conquistaram o título em Barcelona-1992 e Atenas-2004 e, por fim, as meninas que subiram no lugar mais alto do pódio em Pequim-2008 e Londres-2012: Fabiana, Paula Pequeno, Thaísa, Sheilla e Fabi.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Brasil