Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

Jogos de 1920 e 1956 tiveram competições em dois países

As Olimpíadas de 1920 e de 1956 foram os únicos da história a terem competições disputadas em dois países diferentes

Cada edição de Jogos Olímpicos é batizada com o nome da cidade-sede. Mas via de regra as competições se espalham também por outras regiões da nação que recebe a Olimpíada. Em dois casos, no entanto, a fronteira dos países foi extrapolada: 1920 e 1956.

Os Jogos Olímpicos de Antuérpia-1920 foram realizados em um dos países que mais sofreram com a Primeira Guerra Mundial, que foi responsável pelo cancelamento da edição de 1916. A Bélgica fez um grande esforço para receber aquela que ficou conhecida como a Olimpíada da Paz.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

As competições tiveram como destaque Paavo Nurmi no atletismo, Ethelda Bleibtrey na natação e Suzanne Lenglen no tênis. Mas nem tudo pôde ser realizado em solo belga. As regatas de vela foram disputadas na Holanda, mas apenas holandeses participaram das provas da modalidade.

jogos olímpicos disputados em dois países 1920
Nos Jogos da Antuérpia-1920, a competições de vela foram na vizinha Holanda

Se as provas de vela aconteceram na vizinha Holanda durante os Jogos Olímpicos de Antuérpia-1920, em Melbourne-1956 o hipismo teve que acontecer do outro lado do mundo. Por causa das rígidas leis australianas que exigiam uma longa quarentena para a entrada no país, as competições eqüestres foram transferidas para Estocolmo, na Suécia, que fica a 15.589 km da cidade-sede.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Além dos milhares de quilômetros de distância entre os dois países, as competições aconteceram em épocas diferentes. Os Jogos em Melbourne foram disputados em dezembro para poderem acontecer no verão, enquanto o hipismo na Suécia aconteceu seis meses antes, em junho, durante a época mais quente na Europa.

Esse recorde de distância será quebrado nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. A organização escolheu o Taiti, que fica na Polinésia Francesa, para receber as competições de surfe. O local fica a 15.716 km da cidade-sede.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas