Siga o OTD

Paris 2024

Recordista, Londres será alcançada por Paris e Los Angeles

Londres é a cidade que mais vezes foi sede dos Jogos Olímpicos na história. A capital inglesa recebeu o evento em 1908, 1948 e 2012

Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 sede
Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 (Getty Images)

Em 2012, Londres se tornou a cidade que mais vezes recebeu os Jogos Olímpicos ao ser sede pela terceira vez da competição. Mas a capital britânica será alcançada nos próximos anos por Paris, em 2024, e por Los Angeles, em 2028. Tanto a capital francesa quanto a cidade californiana já receberam duas Olimpíadas ao longo da história.

Apesar da expectativa de ser alcançada em breve, Londres continuará como a única recordista até 2024. A cidade foi responsável pela primeira revolução olímpica em 1908, recebeu os Jogos após dois adiamentos causados pela Segunda Guerra Mundial em 1948 e para fechar deu show de organização em 2012.

LONDRES-1908

cerimônia de abertura dos jogos olímopicos londres-1908
Desfile das nações estreou na cerimônia de abertura de Londres-1908

Londres recebeu pela primeira vez os Jogos Olímpicos logo depois das desastrosas edições de Paris-1900 e Saint Louis-1904, quando o esporte ficou em segundo plano por conta das duas Olimpíadas anteriores terem sido realizadas simultaneamente a feiras mundiais.

Mas Londres não foi a primeira escolha para 1908. Roma era para ter sido a sede dos Jogos Olímpicos, mas uma erupção do vulcão Vesúvio fez com que o governo italiano tivesse que focar o investimento no socorro às vítimas.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Com a desistência de Roma, Londres teve a concorrência de Berlim e Milão, mas acabou ficando com a sede. A experiência dos ingleses na organização de eventos esportivos mudou a cara das Olimpíadas. Pela primeira vez foi construído um estádio com a marca olímpica. Ele ficava em Shepherd’s Bush e tinha capacidade para mais de 66 mil torcedores. Além disso, pela primeira vez, a natação foi disputadas em uma piscina.

Outra novidade foi que a partir de Londres-1908 os atletas passaram a receber medalhas feitas verdadeiramente de ouro, prata e bronze e a cerimônia de abertura passou a ter o desfile das nações.

LONDRES-1948

Londres é a cidade que mais vezes foi sede dos Jogos Olímpicos na história
Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 1948 (National Media Museum)

Os Jogos Olímpicos voltaram para Londres depois dos cancelamentos das edições de 1940 e 1944 por causa da Segunda Guerra Mundial. Depois de 12 anos sem Olimpíadas, a capital inglesa recebeu as competições em meio ao processo de reconstrução depois da época de conflitos armados.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Por conta das restrições de orçamento, não houve investimento em novos locais de competição. Londres se aproveitou de estruturas já existentes como o Estádio de Wembley. Com poucos recursos, não foi possível construir uma Vila Olímpica. Assim, os atletas se instalaram em alojamentos usados por pilotos da força aérea britânica durante a guerra.

Por conta das feridas da Segunda Guerra que ainda estavam abertas, Alemanha e Japão foram excluídos dos Jogos Olímpicos. Já a União Soviética preferiu não participar.

LONDRES-2012

Londres é a cidade que mais vezes foi sede dos Jogos Olímpicos na história
O Parque Olímpico de Londres, usado na Olimpíada de 2012 (Divulgação)

Os Jogos Olímpicos voltaram para Londres em 2012, 64 anos depois da última edição. A Olimpíada teve uma organização impecável e criou um legado esportivo importante para a cidade, que continua a receber eventos esportivos de primeira linha até hoje.

Além disso, como legado, os Jogos renovaram a parte leste da cidade numa área de 200 hectares que ganhou inúmeros benefícios e a construção de mais de 11 mil residências desde o fim da Olimpíada.

Uma marca importante dos Jogos Olímpicos de Londres-2012 foi que, pela primeira vez na história, todas as nações presentes estavam representadas tanto no masculino quanto no feminino. Arábia Saudita, Brunei e Qatar nunca tinham enviado mulheres antes para uma Olimpíada.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Paris 2024