Siga o OTD

Curiosidades olímpicas

COI só teve nove presidentes em 126 anos de história

São 9 em 126 anos de COI. Idealizador dos Jogos da Era Moderna, Barão de Coubertin é o com mais tempo

Sede do COI, Comitê Olímpico Internacional esporte política
Imagem da fachada da sede do COI em Lausanne, na Suíça (IOC/Christophe Moratal)

A rotação de poder não é uma característica do Comitê Olímpico Internacional (COI). Fundado em 1894, a entidade só teve nove presidentes. O criador da Olimpíada da Era Moderna, Barão de Coubertin, foi quem mais tempo ficou no cargo, 29 anos, seguido pelo espanhol Juan Antonio Samaranch, que dirigiu a organização de 1980 a 2001. O atual mandatário, o alemão Thomas Bach, está no comando desde 2013.

Curiosamente, apesar de ter sido o criador dos Jogos Olímpicos, inspirado nas Olimpíadas da Grécia Antiga, Barão de Coubertin não foi o primeiro presidente do COI. A honra coube ao grego Dimítrios Vikélas, que obteve a primazia por ser o presidente do Comitê Olímpico de seu país, que foi sede dos Jogos em 1896.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Vikélas foi o presidente do COI da fundação da entidade até o fim dos Jogos Olímpicos de Atenas-1896. A partir de então, Barão de Coubertin assumiu o cargo, que ele só foi deixar em 1925. Seu sucessor foi o conde belga Henri de Baillet-Latour, que dirigiu a entidade até sua morte em 1942.

Barão de Coubertin criador dos Jogos Olímpicos (Foto- Creative Commons)
Barão de Coubertin foi presidente do COI de 1896 a 1925

Com a morte de Henri de Baillet-Latour, quem assumiu foi o vice, o industrial sueco Sigfrid Edström, que ficou a frente do COI por uma década. Em 1952, o americano Avery Brundage assumiu e dirigiu a entidade por 20 anos. É até hoje o terceiro que ficou mais tempo no cargo.

Em 1972, o jornalista irlandês Lord Killanin se tornou o presidente e ficou no comando por oito anos. Em 1980, o espanhol Juan Antonio Samaranch assumiu o cargo e mudou a cara do COI. A entidade sofria com crises financeiras e boicotes políticos, mas o dirigente soube como nenhum antecessor explorar o lado comercial dos Jogos Olímpicos e torná-los mais populares.

Depois de Samaranch, o belga Jacques Rogge foi o presidente por 12 anos e passou o cargo para Thomas Bach, que exerce o cargo desde 2013.

O QUE É O COI?

Fundado em 23 de junho de 1894, o COI é a autoridade suprema do Movimento Olímpico. Sua sede fica em Lausanne, na Suíça, e é “uma organização internacional, não governamental, sem fins lucrativos, constituída por associações, dotada de personalidade jurídica, reconhecida pelo Conselho Federal Suíço”, como define a Carta Olímpica.

O COI é formado por ex-atletas, atletas em atividade, representantes de federações internacionais e de comitês olímpicos nacionais. Eles se reúnem uma vez por ano em sessões plenárias. Bernard Rajzman, medalhista de prata no vôlei masculino em 1984, e Andrew Parsons, atual presidente do Comitê Paralímpico Internacional, são os brasileiros membros do COI.

Carlos Arthur Nuzman, que presidiu o Comitê Olímpico do Brasil de 1995 até 2017, foi suspenso de suas funções como membro do COI por causa das acusações de compra de votos para a escolha do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Curiosidades olímpicas