Siga o OTD

Ciclismo BMX

CBC lança protocolo de retorno aos treinos e competições

Confederação de Ciclismo publicou orientações gerais e específicas para retorno do esporte

Coronavírus - CBC - Retorno aos treinos - Protocolo
Confederação Brasileira de Ciclismo publicou orientações para retorno do esporte (Luciana Laroca)

Seguindo as diretrizes de enfrentamento e controle da pandemia de coronavírus, a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo) elaborou um protocolo de retorno aos treinos e competições. O documento contém, assim, orientações gerais e divididas por modalidade do ciclismo.

As principais orientações são: aplicar medidas de prevenção, higiene, limpeza e desinfecção; disponibilizar álcool em gel; uso de máscaras por todas as pessoas envolvidas nos eventos, por todo o período, exceto aos atletas durante as disputas; não compartilhar garrafas, objetos pessoais, objetos de segurança e alimentação.

O documento da CBC ressalta ainda que inscrições para eventos serão feitas apenas online e as entregas de kits serão feitas separadamente por categoria, para evitar aglomeração. Além disso, as competições, por enquanto, seguirão sem a presença de público.

+Veja o documento com as orientações, separadas por modalidade

Haverá também redução no número de membros da comissão técnica permitidos durante as competições e a premiação será feita apenas para o campeão. E durante o aquecimento, os atletas devem fazê-lo em local arejado e mantendo a distância estabelecida para essa atividade.

No entanto, os eventos do Ranking Nacional apenas terão seu retorno quando todos os Estados estiverem liberados para essas atividades, tendo todas as suas fronteiras passíveis de passagem, com oportunidades iguais para todos os atletas.

“Uma das maiores preocupações está sendo compartilhar o máximo de informações possíveis com todos os envolvidos na modalidade. Desta forma, elaboramos esse protocolo de retorno, que mesmo ainda dependendo muito do cenário evolutivo da doença, será muito importante para um retorno seguro e saudável”, destacou José Luiz Vasconcellos, presidente da CBC.

Protocolos do COB

O COB (Comitê Olímpico do Brasil) lançou na última sexta-feira (12), o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário do coronavírus. O documento foi elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, treinadores e consultores e está dividido em 15 volumes. Seu conteúdo detalha de forma minuciosa a retomada gradual das atividades no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Além disso, o Guia para a Prática de Esportes Olímpicos no Cenário do coronavírus apresenta ainda uma série de orientações comuns a todos os segmentos do esporte, normas de segurança, estudos médicos referentes aos impactos no ambiente esportivo, além de protocolos específicos para 40 modalidades olímpicas.

Mais em Ciclismo BMX