Siga o OTD

Coronavírus

Depois de muito tempo, semana tem jogo todo dia até domingo

São três competições, com destaque para a volta da liga de basquete na Espanha já na fase final, com três brasileiros. Tem também badminton, com Ygor Coelho, e tiro com arco, com Bernardo Oliveira

Augusto Lima e Vitor Benite em parida contra Marcelinho na Liga ACB de basquete na Espanha. Burgos contra Tenerife competição pandemia
Augusto Lima (32), Benite e Huertas (9) na liga de basquete da Espanha (divulgação/Burgos)

Depois de muito tempo sem um joguinho sequer por conta da pandemia, aos poucos as competições esportivas vão voltando à agenda mundial. Nada por aqui ainda, é verdade, mas já tem atleta brasileiro entrando com tudo em busca de vitórias em campeonatos importantes. Essa semana tem jogo todos os dias, em três torneios diferentes.

O grande destaque é para a volta da Liga ACB, o nacional de basquete da Espanha. O torneio foi paralisado por conta do coronavírus meses atrás, ainda na fase de classificação, e recomeça direto pela fase final com os oito melhores até a parada. Três brasileiros estão na disputa: Marcelinho Huertas, no Iberostar Tenerife, e Vitor Benite e Augusto Lima no San Pablo Burgos.

Marcelinho joga primeiro, na quarta-feira (17), contra o Unicaja, de Málaga. Já Benite e Lima jogam no dia seguinte contra o Basket Zaragoza. Ainda nesta semana, o Tenerife joga mais duas vezes, na sexta (19) contra o Baskonia e no domingo (21) contra o Bilbao Basket. O San Pablo Burgos joga sábado (20) contra o Real Madrid.

Para poder ser realizada em meio à pandemia, a fase final da Liga ACB de basquete terá tiro curto e será realizada em condições especiais. São dois grupos de quatro times, com os dois melhores de cada saindo para as semifinais. A final será no dia 30. Todos os jogos serão no mesmo local, no Pabellón Municipal Fuente San Luis, em Valência.

+ Time de Rafa Luz anuncia contratações para a temporada

Ygor Coelho

Outro atleta de ponta brasileiro que volta a competir nesta semana é Ygor Coelho, no badminton. Ele defende o Hojbjerg, da Dinamarca, e está no Final 4, fase decisiva do campeonato nacional. As semifinais serão na sexta (19), com o campeão dos Jogos Pan-Americanos em quadra, e a final no dia seguinte.

Ygor Coelho badminton Dinamarca Hojbjerg
Ygor Coelho, um companheiro de Hojbjerg e dois atletas do Værløse, equipe que estará no Final 4 (Facebook/atletaygor)

A volta do badminton na Dinamarca foi marcada por uma polêmica. Apesar de as autoridades terem autorizado a realização do Final 4, os dois melhores times da fase de classificação, Greve e Vendsyssel, se recusaram a jogar em meio à pandemia. Por isso, Skovshoved e Værløse foram convidados a participar.

Sem Greve e Vendsyssel, o time de Ygor Coelho entrou como o melhor classificado e, por isso, pôde escolher o adversário. Optou pelo Værløse.

Parada dura

O outro brasileiro que vai para a disputa nesta semana é Bernardo Oliveira, no tiro com arco. Mas não para fazer uma “estreia” pós pandemia. Ele disputa as quartas de final do Lockdown Knockout, torneio amistoso à distância realizado em disputas de 60 flechas a 18 metros do alvo.

Bernardo Oliveira tiro com arco
Bernardo Oliveira (Facebook/bbroliveira)

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Atleta olímpico da Rio-2016, Bernardo Oliveira disputou a fase de classificação na semana passada, não teve o desempenho que esperava e agora pega o canadense Crispin Duenas, o melhor da qualificatória. Será na terça-feira (16).

Mais em Coronavírus