Siga o OTD

Ginástica de Trampolim

UPAG adia Campeonato Pan-Americano para 2021

A entidade pan-americana de ginástica cancelou também mais dois eventos e outras duas competições seguem indefinidas

Ginástica UPAG Campeonato Pan-Americano 2021 Coronavírus
Equipe brasileira de ginástica em apresentação durante o Campeonato Pan-Americano de 2019 (Facebook/UPAG.PAGU)

A UPAG (União Pan-Americana de Ginástica) informou que o Campeonato Pan-Americano não será mais disputado em 2020 devido à pandemia de coronavírus, doença que começou na China e se alastrou pelo mundo, inclusive, em países do continente americano. A entidade, por meio de seu Comitê Executivo, concordou em adiar a competição para 2021.

+ Federação de ginástica atualiza formato da classificação olímpica

No mesmo comunicado, a UPAG anunciou que outros dois eventos terão suas datas modificadas para o ano que vem. As Copas Pan-Americanas de Clubes de Ginástica Aeróbica e de Trampolim também foram impactadas pelo coronavírus. Sendo assim, as três competições voltam a ser realizadas em 2021, porém, ainda sem datas definidas.

Por outro lado, os Torneios de Esperanças Pan-Americanas de Ginástica Artística e o de Futuros Talentos de Ginástica Rítmica aguardam por uma definição da entidade. A UPAG divulgou que volta a se pronunciar sobre esses dois eventos quando tomar uma decisão.  

+ Ginasta pioneiro e tricampeão mundial morre aos 64 anos

“A UPAG já está trabalhando com suas federações afiliadas no processo de seleção de locais para todos os eventos em 2021. Agradecemos a toda a comunidade pan-americana de ginástica por sua colaboração e paciência nestes tempos difíceis”, concluiu a nota.

CBG promove treinos online durante quarentena

Ginástica UPAG Campeonato Pan-Americano 2021 Coronavírus
A CBG fez um plano de ação voltado para a Ginástica de Trampolim (CBG/Divulgação)

Sem competições programadas durante a pandemia e com o adiamento do Campeonato Pan-Americano, a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) se vira para manter seus atletas treinando. O objetivo é manter os competidores em forma visando os Jogos Olímpicos de Tóquio e outros eventos classificatórios para a competição, que será realizada em 2021.

+ Presidente da FIG anuncia que concorrerá à reeleição

A ginástica brasileira já garantiu cinco vagas para Tóquio, sendo todas elas na Artística, com a atleta Flávia Saraiva e a equipe masculina, que poderá levar quatro ginastas. Nesta quinta-feira (11), a equipe masculina de Ginástica Artística faz um treino online aberto para mostrar como tem enfrentado o momento atual.  

Da mesma maneira, a seleção de conjunto de Ginástica Rítmica do Brasil realizou uma atividade em conjunto com os selecionáveis de Israel na terça-feira (9). A sala virtual foi visitada por um total de 3.938 visitantes durante o treinamento.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Por fim, em maio, a CBG fez um plano de ação com atletas promissores, integrantes da seleção e treinadores de Ginástica de Trampolim com intuito de fortalecer a comunidade do esporte durante a pandemia de coronavírus.

Mais em Ginástica de Trampolim