Siga o OTD

Coronavírus

Ciclista italiano faz entregas para ajudar durante a pandemia

Umberto Marengo está ajudando as lojas de Collegno, município próximo a Turim com cerca de 20 mil habitantes

Ciclista que deveria estar disputando o Giro D’Italia virou entregador para ajudar na pandemia do coronavírus
Umberto Marengo está ajudando sua comunidade. (Foto: Reprodução/Instagram)

Umberto Marengo deveria estar encerrando sua preparação para disputar o Giro D’Italia. Mas o coronavírus mudou tudo. O ciclista italiano número 627 do ranking mundial da União Internacional de Ciclistas (UCI) vem usando a bicicleta que está acostumado a competir para atuar como entregador em meio à pandemia.

“Os clientes ficam surpresos. Além disso, eu sempre tento subir as escadas em vez do elevador para treinar um pouco mais. Mas acima de tudo, eu sou o único que faz isso de bicicleta. Então, eles ficam surpresos ao ver um ciclista chegar”, disse à agência de notícias AFP.

Apesar de estar longe de ser um dos principais ciclistas da Itália, Umberto Marengo vivia a expectativa de disputar o Giro D’Italia. A prova, marcada para iniciar no dia nove de maio, entretanto, foi adiada e deve acontecer apenas após o Mundial da categoria, programado para o final de setembro.

De onde surgiu a ideia

Um dos primeiros países fora da China a ser atingido pelo coronavírus em larga escala, a Itália impôs quarentena obrigatória a seus cidadãos em 10 de março, decisão que já foi prorrogada pelo menos três vezes e se mantém até hoje. Confinado, Umberto Marengo teve a ideia de ser entregador em Collegno, cidade próxima de Turim, após ficar com vontade de tomar um sorvete.

“Minha namorada e eu queríamos tomar sorvete e, enquanto pesquisávamos na internet, encontramos uma sorveteria que fazia entregas em domicílio. Foi assim que me perguntei se poderia encontrar pessoas que precisassem de alguém para fazer entregas. Falei com o prefeito, que me disse foi uma boa ideia e foi assim que tudo começou “, explicou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

De acordo com a AFP, o ciclista italiano ajuda três lojas de Collegno e faz de 20 a 30 entregas por dia, percorrendo de 50 a 60 quilômetros. Mesmo sendo uma atividade física, ele alega que não tem nada a ver com um treinamento.

“É bom para poder arejar as ideias e limpar minha mente. Mas acima de tudo útil para minha comunidade”, finalizou o Umberto Marengo

Corrente solidária

Assim como Umberto Marengo, o ciclista profissional italiano Davide Martinelli está realizando uma ação solidária em seu país. O atleta vem pedalando para entregar remédios e alimentos para pessoas do grupo de risco durante a pandemia do coronavírus. Além dos dois, Alberto Contador, campeão do Giro D’Italia de 2011, leiloou sua bicicleta para ajudar a Cruz Vermelha.

Mais em Coronavírus