Siga o OTD

Beisebol

Mesmo com pandemia, Taiwan inicia temporada do beisebol

CPBL de Taiwan é a 1ª liga profissional de beisebol do mundo a começar a temporada em meio a grave pandemia de coronavírus

Chinatrust Brothers e Uni-President Lions se enfrentam pela liga de beisebol de Taiwan em meio à pandemia de coronavírus
Chinatrust Brothers e Uni-President Lions se enfrentam pela liga de beisebol de Taiwan (Facebook/heartbaseball)

Um dia depois do planejado inicialmente, o primeiro arremesso foi feito, neste domingo (12) de Páscoa, pela Liga Profissional de Beisebol da China (CPBL). Sendo assim, a elite da modalidade em Taiwan se tornou a primeira liga a iniciar a temporada em meio à crise mundial de coronavírus.

Por ser a primeira a começar a temporada, a CPBL pode servir de modelo para todas as outras ligas de beisebol e de outras modalidades durante a pandemia.

No entanto, o baixo número de casos confirmados de coronavírus – menos de 300 – pode significar que o que funciona em Taiwan durante a pandemia talvez não seja replicável em outros países.

Os jogos da liga de beisebol de Taiwan são limitados a apenas 500 pessoas no estádio, incluindo jogadores, árbitros, treinadores, oficiais e pessoas que trabalham na transmissão pela TV.

Depois que o medo do coronavírus atrasou a data de início da CPBL, a liga mudou seu cronograma para garantir que as equipes de beisebol viajassem menos ao longo da temporada. E também implementou medidas preventivas estritas nos estádios, hotéis e instalações das equipes.

Jogo de abertura

O Rakuten Monkeys e o Fubon Guardians deveriam abrir a temporada, mas a chuva voltou a adiar o confronto. No fim das contas, a partida de abertura da temporada em Taiwan ficou por conta do Chinatrust Brothers diante do Uni-President Lions.

E abertura do beisebol em Taiwan foi emocionante. Sem fãs nas arquibancadas, os Lions precisaram de duas entradas extras para vencer por 4 a 1.

Sem torcida alguma por causa do coronavírus, mascotes e líderes de torcida estiveram presentes e agitaram o estádio vazio.

Mascote e líderes de torcida marcam presença na abertura do beisebol de Taiwan em meio à pandemia
Mascote e líderes de torcida marcam presença na abertura do beisebol de Taiwan – (Facebook/heartbaseball)

Torcida elétrica

Não fosse a chuva, o estádio do Rakuten Monkeys seria o palco da abertura da Liga Profissional de Beisebol da China (CPBL). A equipe de Taiwan tinha investido em uma torcida bem diferente para o início da temporada.

Já que os jogos estão sendo realizados sem torcida em Taiwan por causa do coronavírus, o Rakuten Monkeys apostou em robôs e manequins para animarem as partidas.

Mais em Beisebol