Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Camisa amarela do Tour de France completa 100 anos em 2019

A primeira camisa amarela foi concedida pelo criador do Tour de France, Henri Desgrange, em 19 de julho de 1919, a Eugène Christophe

Aso | Pauline Ballet

A mais tradicional camiseta usada por fãs de ciclismo do mundo completa 100 anos. A camisa amarela do Tour de France foi usada pela primeira vez em 1919, seis anos depois da primeira edição do principal evento da modalidade.

Para celebrar o centenário do maior símbolo da prova, a organização do Tour de France preparou para a edição deste ano 20 camisas amarelas personalizadas com imagens de monumentos, ciclistas e locais marcantes na história da competição. Cada maillot jaune, como é conhecida, será usada pelo líder ao final das 21 etapas e durante o dia seguinte.

Pelas regras, nenhum ciclista larga de amarelo na primeira etapa, no dia 6 de julho, porém, o vencedor do estágio inicial, em Bruxelas, na Bélgica, vai receber no pódio a camisa com desenho do icônico monumento Atomium, construído em 1958 e um dos símbolos da cidade.

“Cada camisa é diferente neste ano e apresenta as etapas ou os campeões que contribuíram para a história do Tour de France. Partiremos de Bruxelas, onde a primeira camisa amarela contará com o Atomium, enquanto a última terá o Arco do Triunfo e a Champs-Elysées”, disse o o diretor do Tour de France, Christian Prudhomme.

As outras camisas, segundo o diretor da prova, terão as fotos de Bernard Hinault, Eddy Merckx, Jacques Anquetil e Miguel Indurain, por exemplo.

A prova deste ano chega à 106ª edição e será disputada de 6 a 28 de julho. Em 2018, o britânico Geraint Thomas, da equipe Sky, foi o campeão com 83h17min13s. O holandês Tom Dumoulin ficou em segundo e o também britânico Chris Froome em terceiro.

Homenagem

O belga Eddy Merckx, cinco vezes campeão do Tour, também será homenageado nesta edição, que marca os 50 anos na primeira conquista do “Canibal” em terras francesas. Além da largada em Bruxelas, a camisa amarela da terceira etapa terá a figura de Merckx, que ganhou o apelido pelo apetite por vencer.

A primeira camisa amarela foi concedida pelo criador do Tour de France, Henri Desgrange, em 19 de julho de 1919, a Eugène Christophe, após a 11ª etapa daquele ano, na cidade de Grenoble.

L’Étape Brasil by Le Tour de France

O L’Étape Brasil by Le Tour de France chega à quinta edição na temporada 2019 consolidado como um dos principais eventos esportivos do País. A prova de ciclismo será disputada de 27 a 29 de setembro, em Campos do Jordão (SP), e terá até 3 mil participantes.

Com a chancela do tradicional Tour de France, o L’Étape Brasil mantém as características de uma parte da corrida francesa. Em 2018, ciclistas de todos os estados brasileiros inscreveram-se na prova, aberta também a atletas amadores.

A largada ocorre às 7 horas do dia 29 de setembro, com os participantes distribuídos na área da largada em grupos de acordo com seu condicionamento físico.

Com subidas e descidas, a prova tem toda a infraestrutura e logística de apoio para os competidores ao longo do trajeto.

As inscrições podem ser feitas no site.

As categorias são divididas por idade e gênero conforme lista abaixo.

Homens: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 a 64 anos; 65 a 69 anos; 70 anos em diante.

Mulheres: 18 a 34 anos; 35 a 39 anos; 40 a 44 anos; 45 a 49 anos; 50 a 54 anos; 55 a 59 anos; 60 anos em diante.

Mais em Ciclismo Estrada