Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeonato Mundial começa nesta quinta-feira na Itália

Com oito atletas em sete categorias, o Brasil está na Itália para a disputa do Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada Paralímpico

A Seleção Brasileira de ciclismo está na Itália para disputar o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada Paralímpico, em Maniago, que começa nesta quinta-feira, 2. O Brasil será representado por oito atletas: Lauro Chaman (classe C5), Soelito Gohr, (classe C5), André Grizante (classe C4), Victor Herling (classe C2), Marcos Ribeiro (classe C1), Eduardo Ramos Pimenta (classe H3), Jady Malavazzi (classe H), Marcia Ribeiro Fanhani (classe B – Tandem).

O Brasil tem o atual campeão mundial de estrada na prova de resistência e medalhista de prata e bronze nos Jogos do Rio 2016 da classe C5, Lauro Chaman. Esta é a primeira competição que vale pontos em busca da classificação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. O evento é organizado pela União Internacional de Ciclismo (UCI).

“A classe do Lauro é uma das mais fortes e mais disputadas da modalidade, com seis ou sete atletas brigando pelo título. A nossa expectativa é brigar por duas medalhas nesta competição e somar pontos em seis provas, aumentando assim a posição dos atletas e do Brasil no ranking de nações. No fim do ano, a UCI publicará o ranking de nações, que será válido para a distribuição de vagas para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e para a primeira aplicação de vagas para Tóquio 2020. Tão importante quanto a medalha, é garantir o maior número de atletas pontuando aqui no Mundial”, disse Edilson Alves da Rocha, coordenador-técnico do ciclismo.

A competição segue até domingo, 5 de agosto. Nacionalmente, o calendário da modalidade ainda reserva para o fim deste de mês, de 24 a 26, a 3ª Copa Brasil de Ciclismo de Estrada, em Curitiba, Paraná. E em novembro, de 23 a 25, ocorrerá o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Ao todo, participam desta competição 347 atletas de 43 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bielorrússia, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes, Eslovênia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Grécia, Guiana, Holanda, Hungria, Indonésia, Irlanda, Itália, Japão, Letónia, Malásia, Nova Zelândia, Peru, Polônia, Portugal, República Checa, Romênia, Rússia, Suíça, Suécia, Ucrânia e Venezuela.

Mais em Paralimpíada Todo Dia