Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Funvic encerra a boa participação no Tour da Turquia

Luis Claudio Antunes

A equipe brasileira Funvic-Brasil Pro Cycling encerrou neste domingo, 15, sua participação na 53ª edição do Tour da Turquia, competição válida pelo calendário World Tour da União Ciclística Internacional (UCI), que reuniu quatorze equipes durante a disputa das seis etapas.

O time poderia ter tido uma atuação ainda melhor senão fosse as diversas quedas que envolveram vários ciclistas da equipe. Já na primeira etapa, faltando cerca de 1,5 km para o final, uma queda generalizada tirou a chance da equipe levar Roberto Silva para o sprint final. Nas demais etapas, houveram novas quedas, como no quinto dia que acabou tirando Victor Ranghetti da prova. Na mesma etapa, Flávio Santos, Murilo Affonso e Roberto Silva também se envolveram em um acidente e acabaram terminando a etapa bem depois do pelotão principal.

Já neste domingo, em Istambul, no último dia, outra queda acabou tirando Jordi Simón do top15 da prova. Flávio Santos e Roberto Silva tentavam levar o companheiro para frente do pelotão, quando acabaram se envolvendo em mais uma queda faltando cerca de 2km para o final. Mesmo com o imprevisto, Simón terminou como melhor ciclista da Funvic na 13ª colocação, a 16min16 do italiano Diego Ulissi, campeão geral. 

“Foi uma corrida muito complicada para nós. Várias quedas, duas bicicletas com quadros quebrados, mas graças a Deus, sem nenhum ferimento mais grave em nossos atletas. É claro que se não houvesse as quedas talvez pudéssemos ter melhorado nossos resultados em alguma das etapas ou até na geral, mas isso faz parte do esporte e agora é seguir trabalhando para os próximos desafios”, disse Benedito Tadeu, diretor da Funvic.

A Funvic sofreu com as quedas, mas também colheu ótimos frutos nesta prova World Tour. Com boas escapadas, como a de Flávio Santos no primeiro dia e de Murilo Affonso na segunda etapa, a equipe foi mostrando ao longo dos dias que era capaz de fazer uma boa participação na competição. Em outros momentos se mostrou atuante e puxou o pelotão, fazendo um ótimo trabalho e se mostrando para o mundo através dos canais de TV que transmitiam ‘ao vivo’ a prova.

Mais em Ciclismo Estrada