Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Em condições instáveis, Alex Zanardi retorna para a UTI

Bicampeão paralímpico foi transferido para a UTI de hospital em Milão nesta sexta-feira (24)

Alex Zanardi, bicampeão paralímpico
Alex Zanardi é bicampeão paralímpico (Facebook/alexzanardiofficial)

Depois de ter a sedação retirada e ter sido transferido para centro de reabilitação, Alex Zanardi voltou a ser colocado em uma UTI. Nesta sexta-feira (24), o atleta foi levado ao hospital San Rafaelle, em Milão (ITA), por conta de condições instáveis.

“Hoje, diante das instabilidades clínicas do paciente Alex Zanardi, foi realizada a transferência, com todos os cuidados necessários, do mesmo para a unidade de terapia intensiva do hospital San Rafaelle, em Milão”, informou em nota Claudio Zanon, diretor do santuário de Valduce, onde estava Zanardi. Segundo o comunicado, não serão divulgadas atualizações do estado clínico do paciente.

Entenda o caso

Disputando um espécie de festival para celebrar o renascimento da Itália após a pandemia do coronavírus, Alex Zanardi sofreu um grave acidente. Segundo testemunhas, o atleta perdeu o controle de sua bicicleta durante uma descida, invadiu a contramão e acabou batendo em um caminhão. O atleta sofreu múltiplos traumatismos e foi levado para o hospital Le Scotte de helicóptero.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Recentemente, após mais de um mês internado, Zanardi foi levado para uma clínica para dar seguimento a sua recuperação, após uma melhora considerável em seu estado de saúde.

“O atleta está há mais de um mês em nosso hospital e foi submetido a três delicadas cirurgias. Mostrou estabilidade em suas condições clínicas e dos parâmetros vitais, que permitiram a redução e suspensão da sedação e a consequente possibilidade de ser transferido para a necessária reabilitação neurológica”, explicou o diretor geral do hospital Maria alle Scotte, Valtere Giovannini.

Carreira de Zanardi

Antes de entrar para o ciclismo paralímpico, Alessandro Zanardi teve passagem discreta pela Fórmula 1. Na sequência, e destacou na CART, uma categoria dissidente da Indy, sendo bicampeão em 1997 e 1998.

Em 2001, no entanto, ele sofreu um outro grave acidente, quando bateu no muro e ficou atravessado na pista. Zanardi foi atingido em cheio pelo carro do canadense Alex Tagliani e teve as pernas comprometidas. Foi submetido a diversas cirurgias e precisou amputá-las acima do joelho. Assim, em 2007 ele começou a competir no paraciclismo.

Em Londres-2012, Zanardi conquistou três medalhas (duas de ouro e uma de prata) e se tornando o maior campeão do ciclismo paralímpico. Na Rio-2016, ele repetiu o feito repetiu o feito, faturando o mesmo número de medalhas que nos Jogos passados, totalizando quatro ouros e duas pratas em Paralimpíadas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia