Siga o OTD

Ciclismo Estrada

UCI divulga calendário polêmico para temporada 2020

Novo formato faz com que Giro d’Italia e Volta da Espanha tenham etapas no mesmo dia

Ciclismo
Volta da França acontece entre 29 de agosto a 20 de setembro (Foto: Facebook/letour)

A União Ciclística Internacional (UCI) divulgou nesta terça-feira (05) o calendário do ciclismo atualizado das competições para a temporada 2020. Sem muitas datas disponíveis, o novo formato contará com 25 eventos e será iniciado em agosto e finalizado no dia 8 de novembro. O pouco tempo para a contemplação do calendário causou um enorme problema para a entidade. Isso porque dois dos três principais eventos (Volta da França, Giro d’Italia e Volta da Espanha) acontecerão de forma simultânea.

+ Coronavírus amplia adiamentos no ciclismo e no tênis de mesa

A competição em solo italiano está marcada para entre os dias 3 e 25 de outubro, enquanto o tradicional torneio espanhol acontece entre 20 de outubro e 8 de novembro, coincidindo o seu começo com o final do Giro. Já a competição francesa acontece entre os dias 29 de agosto a 20 de setembro.

Giro d’Italia Volta da Espanha
Giro d’Italia e Volta da Espanha possuem datas coincidentes (Foto: Divulgação)

Competições acumuladas

Como se não bastasse essa incompatibilidade de datas, quatro das cinco provas clássicas conhecidas como monumentais vão ser realizadas durante a disputa dessas competições.

Isso porque Liege-Bastogne-Liege está marcada para 4 de outubro, a Volta de Flandres para 18, o Paris-Roubaix para 25 e o Giro da Lombardia para o dia 31. Apenas a Milão-San Remo, marcada para o dia 8 de agosto, conseguiu escapar dessas repetições de data.

A expectativa é de que um número considerável de ciclistas considere plausível a ideia de abdicar da participação nos tradicionais Giro d’Italia e Volta da Espanha. Isso porque, é provável que estes atletas optem por participar de corridas que durem apenas um dia, ao invés de participarem de eventos que exigem vários dias de competição.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O calendário do ciclismo mundial está paralisado desde março por conta da pandemia do coronavírus. No dia 15 de abril, a UCI definiu a suspensão de todas as competições até 1 de julho, além de determinar a data de 1º de agosto para as competições de nível World Tour.

Mais em Ciclismo Estrada