Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Ben-Hur Sturaro volta ao Brasil carregado de medalhas

Brasileiro disputou oito competições em 45 dias nos Estados Unidos. Atleta chega ao Brasil na manhã desta quarta-feira (15)

Ben-Hur exibe medalhas conquistadas na gira norte-americana (Divulgação)

O brasileiro Ben-Hur Sturaro desembarca no Brasil com motivos de sobra para comemorar. Entre o fim de março e o começo de maio, ele participou de oito provas de ciclismo de estrada nos Estados Unidos e conquistou seis medalhas conquistadas na Flórida e na Georgia.

“Estou muito feliz por realizar meus objetivos e atingir as expectativas neste período de pouco mais de 40 dias competindo nos Estados Unidos. Além das seis vezes em que consegui subir no pódio das provas, são muitas as lições que trago comigo, principalmente como atleta, depois dessas seis semanas de competição, nos estados da Florida e da Georgia”, contou Ben-Hur Sturaro.

O ápice de sua gira norte-americana  de ciclismo de estrada ocorreu na Georgia, durante a disputa da Commerce Criterium, no fim do mês de abril. Ben-Hur Sturaro, que começou sua trajetória em provas nos Estados Unidos em 2017, na categoria 5 da USA Cycling, conseguiu ter mais uma vez o reconhecimento dos oficiais da entidade e recebeu a atualização da categoria 3 para a 2.

“Obtive minha maior conquista ao subir para a categoria Pro 2, restando apenas um degrau para o nível 1. Agradeço a todos aqueles que estiveram ao meu lado e torceram por mim, mandando energias positivas ao longo de todos esses momentos. A cada dia um aprendizado, uma vitória ou uma derrota. Agora, volto para o Brasil e vou continuar minha jornada no meu País”, concluiu o brasileiro.

Ben-Hur Sturaro no ciclismo de estrada dos EUA

Entre o último fim de semana de março e o primeiro de de maio, Ben-Hur Sturaro disputou oito competições. O início foi na Sunshine Grand Prix, com o vice-campeonato em sua categoria, a cat 3/4 à época, e a terceira colocação geral.

Em seguida, competiu em duas etapas da Simon & Sigalos Persuit Series, nos dias 10 e 17 de abril, e garantiu a quinta colocação e o vice-campeonato, respectivamente. Além da despedida na Simon & Sigalos, na quarta-feira (8), quando ficou em terceiro na Pro 1/2, ele ainda competiu na prova no dia 1º de maio, também concluindo na terceira colocação.

Os desafios na virada de abril para maio foram a Athens Twilight Criterium e a Commerce Criterium, além da Cinco de Mayo Criterium Weekend. No dia 27 de abril, terminou em 30º lugar na Athens Twilight Criterium e competiu com os profissionais dos Estados Unidos.

No domingo (28) participou da Commerce Criterium, em que garantiu um top 5 e a consequente atualização de seu ranking para a Categoria 2 norte-americana. Na Cinco de Mayo, Ben-Hur foi o vice-campeão de sua categoria, a Men Cat 1/2, no sábado (4). Já no dia seguinte, um furo de pneu o impediu de brigar pela vitória.

Homenagem a colega de profissão

Uma das competições foi bastante especial para Ben-Hur. No dia 17 de abril, quando subiu no pódio da Simon & Sigalos Persuit Series, o bombeiro araçatubense homenageou um colega de profissão, que havia falecido dias antes em um incêndio. “Nessa prova competi com minha camisa vermelha dos Bombeiros, para homenagear meu amigo, o Sargento Delfino, que morreu em um incêndio uma semana antes”.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ciclismo Estrada