Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Ciclismo feminino e da nova geração reunidos em São Carlos

13ª Volta do Futuro e 8ª Volta Feminina do Brasil acontecerão entre os dias 2 e 5 de março, no Parque Eco-Esportivo Damha.

Caio Storti/FPCiclismo

Carnaval é sinônimo de folia e de ciclismo. Em pleno reinado de Momo, os melhores nomes do país no ciclismo feminino e da nova geração estarão reunidos em São Carlos, no interior paulista, para duas das mais importantes competições do calendário nacional: a 13ª Volta Ciclística do Futuro e 8ª Volta Feminina do Brasil. Serão três dias de competição, com provas de estrada, contrarrelógio e resistência.

Cerca de 300 atletas, que se inscreveram gratuitamente, de todo o país, participarão de uma grande festa do esporte, que concentra o melhor da parte técnica, os principais nomes e a prova de maior nível técnico realizada.

As etapas acontecerão no Parque Eco-Esportivo Damha, acostumado a receber alguns dos principais eventos de ciclismo do país e com toda a infraestrutura de atendimento e segurança para os atletas. A programação da competição começará neste sábado, 2 de março, com a chegada das equipes e Congresso Técnico no Hotel Perea, às 17h (de Brasília).

O cronograma de eventos é o seguinte:  03/03 – Domingo (manhã), 1ª Etapa, Parque Eco Esportivo Damha, Prova de Estrada, 8h – Domingo (tarde), 2ª Etapa, Parque Eco Esportivo Damha, Contra Relógio Individual, 14h, circuito 5,5Km; 04/03 – Segunda-feira, 3ª Etapa, Distrito de Água Vermelha e Santa Eudóxia, Prova de Estrada, 8h, circuito 41,2Km; 05/03 – Terça-feira, 4ª Etapa, Parque Eco Esportivo Damha, Estrada, 8h, circuito 8,5Km.

Na condição de duas das maiores disputas do gênero no país, a 13ª Volta Ciclística do Futuro e a 8ª Volta Feminina do Brasil prometem, mais uma  vez, um elevado nível técnico. Afinal, a Volta do Futuro conta com feras da nova geração, tendo contribuído ao longo  de sua história para a revelação de atletas, no masculino e feminino, fortalecimento da base do esporte brasileira. Os mais destacados  ciclistas do país brigarão pelo topo do pódio.

Já a Volta Ciclística Feminina do Brasil é, reconhecidamente, a mais forte e representativa do naipe, com organização similar aos  grandes eventos internacionais da temporada. Além de contar com maior número de participantes, atrai equipes e ciclistas de todo o território nacional. Isso faz que com a participação na Volta seja fundamental para todas as atletas.

As categorias em disputa serão as seguintes: Volta do Futuro – Masculinas – Júnior 17 e 18 anos, Juvenil 15 e 16 anos e Infanto-Juvenil 12 a 14 anos; Femininas – Júnior 17 e 18 anos  ,Juvenil 15 e 16 anos e Infanto-Juvenil 12 a 14 anos, e na Volta Feminina – Elite, Sub 23 e Máster Feminino.

Mais em Ciclismo Estrada