Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Com equipamento reserva, Flávio Cipriano garante 4º lugar

campeonato pan-americano de ciclismo de pista
Foto: Divulgação / CBC

O brasileiro Flávio Cipriano conquistou o 4º lugar na prova keirin, realizada nesta quinta-feira (31) no Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista. A seleção brasileira que disputa o torneio em Trinidad e Tobago tem que competir com equipamentos reservas devido ao extravio dos equipamentos durante a viagem. As bagagens, no entanto, foram devolvidas na noite desta quinta.

“Foi um resultado positivo, que serve de combustível para continuarmos motivados para os próximos dias. Começamos o Pan com alguns problemas de equipamento, devido a bagagem ter sido extraviada, mas agora o problema foi solucionado e vamos pra cima”, afirmou Cipriano.

O título da prova ficou com o colombiano Fabian Puerta, medalhista de prata no último Mundial. A prata foi para o canadense Hugo Barrete, enquanto o bronze ficou com o argentino Leandro Botasso. Os brasileiros João Vitor, na keirin, e Fabio Dalamaria, na scratch, avançaram às finais. Já Gabriela Yumi chegou às quartas de final no scratch feminino. As disputas seguintes já contaram com o equipamento oficial.

“Foi um imprevisto que realmente mexeu com toda a nossa programação. Infelizmente essas coisas acontecem. Agora é buscar dar o máximo nos próximos dias”, afirmou o técnico Emerson Silva.

Entenda o caso

O equipamento da seleção brasileira de ciclismo de pista foi extraviado durante a viagem para Trinidad e Tobago. Os nove ciclistas disputarão o Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista. O torneio teve início na última quarta-feira (30) e vai até domingo (3).

“Hoje já tivemos que refazer toda a programação da equipe. Estamos fazendo um revezamento nos equipamentos para tentar não prejudicar tanto os atletas, mas a competição está chegando e por enquanto não temos nenhuma posição animadora da empresa responsável”, afirmou o técnico Emerson Silva na madrugada desta terça (29). A Confederação Brasileira de Ciclismo ainda não deu informações sobre a participação dos brasileiros na competição nesta quarta. A equipe havia embarcado no último domingo (27).

Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista

Os brasileiros disputarão as provas de 1km contrarrelógio, velocidade individual, omnium, keirin, velocidade por equipes, madison e prova por pontos. “A equipe é forte, está muito bem preparada e os dias concentrados em Indaiatuba deixaram o grupo ainda mais entrosado. Vamos estar empenhados em representar o Brasil da melhor maneira”, disse Silva ao site oficial da Confederação Brasileira de Ciclismo.

O Campeonato Pan-Americano de Ciclismo de Pista acontecerá até o dia 3 de setembro. Para a edição 2017, foram convocados para a equipe masculina os atletas Fabio Dalamaria, Flávio Cipriano, Gideoni Monteiro, Hugo Osteti, João Vitor da Silva e Ricardo Dalamaria.

Já a equipe feminina será formada por Gabriela Yumi, Thayná Araujo e Wellyda dos Santos. A comissão técnica que acompanhará a seleção será formada pelo técnico Emerson Silva, o mecânico Eduardo Oliveira e o fisioterapeuta Jivago Salinet.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo de Pista