Siga o OTD

Ciclismo de Pista

“Mais forte e bem planejado”, diz Gideoni sobre Tóquio 2020

Foto: Washington Alves / Exemplus/COB

O ciclista Gideoni Monteiro conquistou a sétima colocação na disputa da omnium no Dublin Track Cycling International, na Irlanda, no último sábado (1º). O torneio é classificatório para o Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista. Monteiro somou 81 pontos em quatro corridas. O dinamarquês Niklas Larsen, campeão, conseguiu 159. Frederik Madson (DIN) ficou com o segundo lugar, com 140 pontos, seguido por Ethan Hayter (GBR) que somou 107.

“O nível da disputa estava bem alto, uma vez que tinha ciclistas do primeiro escalão, competidores de Copa do Mundo e da Olimpíada Rio 2016. O foco dos atletas é o mesmo, pontuar para garantir uma vaga na Copa do Mundo. Já deu para ver como estão minhas pernas neste primeiro desafio e, de um modo geral, estou satisfeito com meu resultado”, apontou Gideoni.

Copa do Mundo e Mundial

A prova soma pontos para a classe 1 da Union Cycliste Internationale (UCI). Monteiro afirma que pretende ficar na Europa para garantir pontos e disputar a Copa do Mundo. Para isso, ele precisa estar no TOP 24 no ranking da UCI.

“Em seguida, fazendo todas as etapas da Copa, necessito estar entre os 21 melhores do circuito para fazer o Mundial. É um sistema que vai afunilando até o principal evento anual para nós”, afirmou ele. Monteiro tem a 47ª posição no ranking atual. Ele ainda se prepara para a disputa das Olimpíadas de Tóquio 2020.

“Para o ranking olímpico serão somados a pontuação de duas temporadas, 2018/2019 e 2019/2020, com os resultados da Copa do Mundo, Campeonato Mundial e Pan-Americano. Por isso, de uma certa forma, já é um trabalho visando Tóquio, mas, desta vez comecei antes. Para Rio 2016, comecei em 2014. Agora, começo um ano antes, para chegar forte em novembro de 2018, quando inicia o ciclo olímpico. O ciclo anterior foi repleto de aprendizados para mim e para a CBC, e agora estamos ainda mais fortes e bem planejados”, concluiu.

Para alcançar os objetivos, Gideoni treina no Centro Mundial de Ciclismo. O local fica em Aigle, na Suíça, município localizado a cerca de 100 km de Genebra. Sua próxima disputa será a 6 Giorni delle Rose 2017, na Itália. A competição terá início no próximo dia 6 e vai até o dia 11.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo de Pista