Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Kacio Freitas fatura o tri no Brasileiro de Ciclismo de Pista

Kacio Freitas demonstrou muito equilíbrio e força para garantir o tricampeonato da prova de Velocidade Individual

Luis Claudio Antunes/CBC

O segundo dia de provas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista Elite e Paraciclismo teve como destaque o tricampeonato de Kacio Freitas na prova de Velocidade Individual. Mas o sábado (6) de competições também teve Omnium, e as provas de 1km contrarrelógio e Scratch que abriram a programação do Paraciclismo. O principal torneio da modalidade, além de declarar os campeões brasileiros, ainda distribui pontos para o ranking mundial classificatório para Tóquio 2020.

A prova de Velocidade Individual contou com a presença dos principais velocistas do país. No masculino, os atletas da seleção brasileira dominaram a competição. Kacio Freitas demonstrou muito equilíbrio e força para garantir o tricampeonato da prova, vencendo Flávio Cipriano no confronto final. “Essa é uma prova que eu gosto muito de fazer. Estou feliz pelo terceiro título consecutivo na velocidade”, destacou Kacio.

O terceiro lugar ficou com João Vitor (Memorial/Santos), que venceu Leandro Delamerlinda na disputa pelo bronze. Na prova feminina, Tatielle Valadares (Funvic/Pindamonhangaba) voou baixo e demonstrou muita qualidade durante todos os seus confrontos. A atleta faturou a medalha de ouro sobre Gabriela Yumi (Clube Maringaense de Ciclismo), medalha de prata. Carolina Barbosa (Secretaria de Esportes de Indaiatuba) fechou o pódio em terceiro lugar.

Finalizando o cronograma do dia, estava programado a realização das provas da Omnium, que conta com quatro corridas em sua programação. Mas infelizmente, devido à forte chuva, só foi possível finalizar a prova feminina, que teve dobradinha da equipe ABEC/Rio Claro, com as ciclistas Wellyda Rodrigues e Daniela Lionço, ouro e prata, respectivamente. O bronze ficou com Larissa Castelari. A prova masculina será finalizada no domingo.

“Fizemos um ótimo trabalho. Conseguimos terminar com as duas primeiras colocações e esse resultado mostra a força da nossa equipe, mostra que estamos no caminho certo. O nível estava bastante alto, com muitas meninas competindo, isso é muito legal, só valoriza a nossa modalidade”, destacou Wellyda.

Paraciclismo

Na prova de Paraciclismo do 1km contrarrelógio, os ciclistas da classe MC5 travaram um grande duelo e apenas dois segundos definiram o campeão. A medalha de ouro ficou com Johnatan Mineiro (Avulso), que completou o percurso em 1min13s663. Soelito Gohr (Secretaria de Esportes de Indaiatuba) levou a prata com 1min15s515, e Ronan Cordeiro (Avulso), ficou com o bronze após marcar 1min29s720.

Na tandem, o destaque ficou com Márcia Fanhani e Cristiane Silva (Piloto), campeãs da prova feminina do 1km contrarrelógio com o tempo de 1min21s446. Já na Scratch, o multicampeão Lauro Chaman dominou a prova da categoria MC5 de ponta a ponta e finalizou com a medalha de ouro. Johnatan Mineiro conquistou a prata e Soelito Gohr ficou com o bronze.

A programação segue neste domingo, 07, com a realização das provas de Keirin, Madison, e Perseguição Individual (Paraciclismo).

Mais em Ciclismo de Pista