Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Com três ouros, Kacio Freitas brilha no Campeonato Brasileiro

Com presença dos principais ciclistas da modalidade, o Campeonato Brasileiro de Pista 2018 reuniu cerca de 250 atletas. A programação começou no último domingo (02/12) com as categorias de base (Infantojuvenil, Juvenil e Junior), e terminou neste sábado, promovendo disputas acirradas entre os atletas da Elite/Sub23 e Paraciclismo.

Mesmo sob sol forte, o publicou marcou presença no Velódromo Municipal e abrilhantou ainda mais as disputas. O evento, que também soma pontos para o ranking mundial, contou com mais de dez categorias oficiais.

A prova de Keirin abriu a programação final do campeonato. No feminino, Tatielle Valadares, da equipe Funvic/São José dos Campos, pedalou forte e finalizou com a medalha de ouro. Gabriela Yumi e Carolina Barbosa, ambas do Clube Maringaense de Ciclismo, terminaram na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Já no masculino, domínio total para Kacio Freitas, atleta da equipe Rio de Janeiro Cycling Team e representante da seleção brasileira, que fez bonito e somou o seu quarto título na Keirin. Fernando Sikora Junior, do Clube Maringaense de Ciclismo, ficou com a prata e João Vitor, da Memorial/Santos, levou o bronze.

“Estou muito satisfeito com os resultados. Apesar de estar um pouco cansado da última viagem para a copa do mundo, consegui fazer uma boa recuperação e estou saindo com três ouros nesta edição do brasileiro. Agora é continuar focando nas copas do mundo e na briga pela classificação olímpica para Toquio 2020”, destacou Kacio Freitas.

Além da vitória na Keirin, Kacio Freitas ainda comemorou a medalha de ouro na prova do 1KM contrarrelógio, também neste sábado, e da Velocidade Individual, na sexta.

Carolina Barbosa, atleta do Clube Maringaense de Ciclismo, considerada um dos principais destaques do campeonato, conquistou o título da prova 500m com o tempo de 36s651. Gabriela Yumi, também do Clube Maringaense, marcou 37s067 e ficou com a prata, seguida por Tatielle Valadares, da Funvic/São José dos Campos, fez 38s438 e conquistou o bronze.

Madison

Disputada em duplas, a prova Madison é uma das mais exigentes do Velódromo. A corrida masculina foi disputada em 100 voltas (10 sprints intermediários), e foi marcada por várias quedas, tendo que ser interrompida duas vezes para atendimento médico aos atletas.

Os irmãos Fabio e Ricardo Dalamaria somaram 56 pontos e garantiram a primeira colocação. A dupla da equipe Memorial/Santos, formada por Joel Candido e Rafael Braga, conquistou a medalha de prata com 30 pontos, e os ciclistas Fernando Sikora e Rauny Gonçalves somaram -7 pontos e ficaram com o bronze.

No feminino, as atletas percorreram 80 voltas (8 sprints intermediários) e a vitória ficou com Daniela Lionço e Wellyda dos Santos, da ABEC Rio Claro com 102 pontos. Alice de Melo e Janildes Fernandes, da Secretaria de Esportes de Indaiatuba conquistaram a prata com 45 pontos, enquanto Thayná Araujo e Taise Benato, da Memorial/Santos, fizeram 20 pontos e levaram o bronze.

“Esse ano fiz uma preparação na Europa, competindo também algumas provas e cheguei no brasileiro bastante consciente das minhas condições. Durante a prova procurei estar sempre atenta e junto com a Wellyda conseguimos desempenhar um bom papel para terminar na primeira colocação. Gostaria de agradecer todos os meus apoiadores e a confederação pela organização do campeonato”,  declarou Daniela.

Paraciclismo

Entre os destaques da categoria Paraciclismo, Marcia Ribeiro Fanhani, da Memorial/Santos, ficou com a medalha de ouro na prova de Perseguição Individual da categoria Tandem. Na categoria WC5, Telma Aparecida, da equipe de Taubaté, ficou na primeira colocação, seguida por Ana Raquel.

“É muito importante ter o Paraciclismo inserido no Campeonato Brasileiro de Pista. Espero que possa servir de motivação e incentivo para o surgimento de novas atletas e que cada vez mais a nossa modalidade consiga se desenvolver em todas as suas categorias”, contou Telma.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo de Pista