Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Atletas da Elite entram na disputa do Campeonato Brasileiro

Ciclista da Elite/Sub-23 masculino e feminino disputaram nesta quinta (06/12) as provas de Perseguição e Velocidade por equipes

Luis Claudio Antunes/CBC

Com o final das disputas entre as categorias de base no Brasileiro de Ciclismo de Pista, entraram em cena os principais atletas da elite do ciclismo olímpico e paralímpico. A programação desta quinta-feira, 06 de dezembro, contou com as provas de Perseguição Por Equipes e Velocidade Por Equipes.

O primeiro dia de provas para a categoria Elite começou agitando a torcida com a prova de Perseguição Por Equipes. A prova feminina foi vencida pela equipe Funvic/São José dos Campos, que marcou 3min52s com as ciclistas Cristiane da Silva, Larissa Castelari, Luciene Ferreira e Tatielle Valadares. A equipe ABEC Rio Claro conquistou a medalha de prata e a equipe da Secretaria de Esportes de Indaiatuba conquistou o bronze.

Competindo com uma equipe mesclada entre atletas mais experientes e outros da nova geração, o time da Secretária de Esportes de Indaiatuba, encabeçada pelo experiente ciclista Armando Camargo, não deu chance para os adversários e garantiu a medalha de ouro com 4min28s. Endrigo Pereira da Rosa, Bruno Campos de Sá e Wolfgang Hipólito completaram a equipe paulista na prova.

“Mais uma vez fizemos uma preparação especifica para o Brasileiro. Apostamos em uma equipe com dois atletas jovens e dois mais experientes, e acabou dando certo. Quando ficamos sabendo que o evento seria realizado na nossa cidade ficamos ainda mais motivados e graças a Deus tudo saiu como havíamos planejado”, declarou Armando.

A equipe São Francisco/SME Ribeirão Preto ficou com a medalha de prata, enquanto o Clube Maringaense de Ciclismo levou o bronze.

Alta velocidade

Na prova de Velocidade Por Equipes, prevaleceu o time que somou mais força durante o percurso. A prova feminina é composta por duas atletas em cada equipe, cada uma percorre uma volta no velódromo.

O primeiro lugar foi conquistado pela dupla de Maringá, formada por Gabriela Yumi e Carolina Barbosa. As atletas, que também integram a seleção brasileira, cravaram a impressionante marca de 35s978. A equipe Memorial/Santos fez 39s740 e conquistou a medalha de ouro. O bronze ficou com a SMEL Foz do Iguaçu, com 38s028.

“Passamos os últimos meses treinando juntas em Maringá, então isso aumentou ainda mais a nossa sintonia na prova. Esperávamos um bom resultado, mas ficamos surpresas e muito felizes com o tempo estabelecido. Os próximos dias serão de muito trabalho. O objetivo é continuar mantendo a nossa equipe no pódio”, contou Gabriela Yumi.

Em uma prova de recuperação emocionante, o Clube Maringaense de Ciclismo demonstrou toda sua força na prova masculina e comemorou a primeira colocação com os atletas Fernando Sikora, Gustavo Oliveira e Rauny Gonçalves. O trio de velocistas pedalou forte para completar as três voltas no velódromo em 49s389. A equipe Memorial/Santos conquistou a prata com 49s898, e a ABEC Rio Claro marcou 50s856 e completou o pódio com o bronze.

Provas

O principal torneio da temporada terá a realização de dez provas. A organização irá priorizar as seis provas do programa olímpico: Perseguição Por Equipes (Team Pursuit), Velocidade por Equipes (Team Sprint), Keirin, Velocidade (Sprint), Madison e Omnium.

As provas de Perseguição Individual (Individual Pursuit), 1 KM / 500m Contrarrelógio, Scratch e Pontos (Points Race), apesar de estarem inscritas na programação de algumas categorias, poderão sofrer alterações ou até exclusão da programação em casos específicos ou de força maior.

Mais em Ciclismo de Pista