Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Indaiatuba e Maringá dominam finais do Brasileiro de Pista

Provas de Keirin e Madison fecharam a programação para os atletas de 12 a 18 anos. Campeonato Elite e Paraciclismo começam nesta quinta (06)

Divulgação

A nova geração de ciclistas brasileiros, formada por atletas com idades entre 12 e 18 anos, fez bonito durante os quatro dias de competição no Velódromo de Indaiatuba, em São Paulo. A partir da próxima quinta (06), serão disputadas as provas das categorias Elite, Sub23 e Paraciclismo. O evento, que também soma pontos para o ranking mundial, segue até sábado (08), reunindo os melhores atletas do país em mais de dez categorias oficiais.

Na manhã desta quarta (05), foram disputadas as provas de Keirin e Madison. A equipe da Secretaria de Esportes de Indaiatuba, anfitriã do evento, voltou a fazer bonito e venceu a Madison da categoria Junior masculino com os ciclistas Arthur Simeoni e Bruno Campos. A medalha de prata ficou com o Clube Maringaense de Ciclismo, representado por Arthur Rosendo e Pedro Rossi, e o bronze com a ABEC Rio Claro, dos ciclistas Arthur dos Santos e Lucas Juliano.

O Clube Maringaense de Ciclismo levou a melhor na Madison da Junior Feminino. Competindo com Amanda Kunkel e Bruna Lie Adati, a equipe conquistou a medalha de ouro sobre a Memorial Santos, que competiu com Marcella Sodré e Catarina Cardoso, seguida pela equipe do Clube Londrinense de Ciclismo.

Finalizando o programa de competições das categorias Infantojuvenil, Juvenil e Júnior, foram realizadas as provas de Keirin, onde o Clube Maringaense de Ciclismo voltou a dominar na categoria Júnior Feminino. A equipe, uma das mais vitoriosas deste campeonato, finalizou sua participação com uma dobradinha conquistada pelas atletas Amanda Kunkel e Bruna Lie Adati, que fizeram bonito liderando a prova do início ao fim. A medalha de bronze ficou com Marcella Sodré, da Memorial Santos.

“Sempre tive uma parceria muito positiva com a Amanda. Fizemos uma dobradinha na Keirin e logo depois finalizamos com a vitória na Omnium. Foi uma excelente forma de encerrar a minha participação na Júnior e seguir motivada para os próximos desafios, tendo em vista que a partir da próxima temporada já sou Elite/Sub23”, contou Bruna.

O medalhista de Pan-Americano, Wellington Timoteo, foi o vencedor da Keirin na Junior masculino. Representando o Clube Ciclístico Araponguense, o atleta conquistou a medalha de ouro em grande estilo, superando Francisco da Silva Neto, do Clube Londrinense de Ciclismo, e Vinicius Guimarães, da Associação Ciclística Desportiva, segundo e terceiro, respectivamente.

“Desde o Pan-Americano já venho fazendo alguns ajustes e ampliando os meus treinamentos, justamente pensando no brasileiro. Cheguei a sentir um pouco a pressão de ser uma referência no campeonato, mas aos poucos fui controlando a ansiedade e consegui sair com o ouro na Keirin, que é uma das minhas especialidades”, destacou Wellington.

Provas

O principal torneio da temporada terá a realização de dez provas. A organização irá priorizar as seis provas do programa olímpico: Perseguição Por Equipes (Team Pursuit), Velocidade por Equipes (Team Sprint), Keirin, Velocidade (Sprint), Madison e Omnium.

As provas de Perseguição Individual (Individual Pursuit), 1 KM / 500m Contrarrelógio, Scratch e Pontos (Points Race), apesar de estarem inscritas na programação de algumas categorias, poderão sofrer alterações ou até exclusão da programação em casos específicos ou de força maior.

O Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista 2018 é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Paulista de Ciclismo (FPC), com patrocínio da Penks Vestuários, e apoio da Prefeitura Municipal de Indaiatuba e Travel Inn Hotels.

AGENDA DO DIA

abr 19 06:00 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela 470 feminina Fernanda Oliveira/Ana Barbachan abr 19 06:00 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela 49er FX Martine Grael e Kahena Kunze abr 19 06:00 Masters 1000 de Monte Carlo Bruno Soares (BRA)/Jamie Murray (GBR) Diego Schwartzman (ARG)/João Souza (POR) abr 19 06:00 ITF do Cairo Julia Konishi (BRA)/Katya Malikova (UCR) Minami Akiyama (JAP)/Ikumi Yamazaki (JAP) abr 19 06:00 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela Nacra 17 João Bulhões/Isabel Swan abr 19 06:10 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela 470 masculina Henrique Haddad/Felipe Brito abr 19 07:30 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 60kg Douglas Brose (BRA) abr 19 08:00 Challenger de Túnis Thomaz Bellucci (BRA) Attila Balazs (HUN) abr 19 08:30 Etapa de Gênova da Copa do Mundo de vela Finn Jorge Zarif abr 19 08:30 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 50kg Jéssica de Paula (BRA) abr 19 09:00 Masters 1000 de Monte Carlo Nikola Mektic (CRO)/Franko Skugor (CRO) Marcelo Melo (BRA)/Lukasz Kubot (POL) abr 19 09:30 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 67kg Breno Teixeira (BRA) abr 19 09:30 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 67kg Vinícius Figueira (BRA) abr 19 09:30 Troféu Maria Lenk Eliminatórias abr 19 10:00 Volta do Uruguai de Ciclismo Estrada Etapa 8 – La Paloma – Rocha – Piriápolis abr 19 10:00 Pan-Americano de Wrestling Greco-Romana (77kg) Ângelo Moreira abr 19 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (59 kg) Karoline Santana abr 19 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (62kg) Laís Nunes abr 19 10:00 Pan-Americano de Wrestling Feminino (65kg) Gabriela Rocha abr 19 10:30 Masters 1000 de Monte Carlo Maximo Gonzalez (ARG)/Horacio Zeballos (ARG) Marcelo Demoliner (BRA)/Daniil Medved (RUS) abr 19 10:35 Etapa de Rabat da Premier League de Caratê 55kg Valéria Kumizaki (BRA) abr 19 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Série A-2 - Grupo 1 Esmac Santa Quitéria abr 19 15:30 Campeonato Italiano de vôlei masculino Lube Civitanova (ITA) Trentino (ITA) abr 19 17:00 Brasileiro de futebol feminino - Primeira Fase Ferroviária Santos abr 19 18:00 Troféu Maria Lenk Finais abr 19 21:10 NBB - Quartas de final Mogi das Cruzes Basquete Cearense abr 19 22:00 Challenger de San Luís Potosi Pedro Sakamoto (BRA) Marcelo Vera (CHL)

Mais em Ciclismo de Pista