Siga o OTD

Ciclismo BMX

Recuperado de lesão, Renato Rezende disputa Pan na Colômbia

Depois de ficar de fora do Campeonato Brasileiro por causa de uma lesão nas costas sentida no aquecimento, momentos antes da competição começar, Renato Rezende volta às pistas nesta sexta-feira na disputa do Campeonato Pan-Americano de BMX, em Medellín, na Colômbia. Além dele, o Brasil terá como representantes Anderson Ezequiel, o Andinho, medalha de bronze no último Mundial, e Bruno Cogo, no masculino, e Priscilla Stevaux, no feminino. Na categoria júnior, vão competir Victor Hugo Kurtz e Maitê Barreto.

“Vai ser uma competição internacional muito forte: Argentina, Colômbia, Equador, Brasil, Chile… Vai ser um nível muito parecido com o de uma Copa do Mundo”, acredita Renato Rezende, que garante estar completamente recuperado da lesão que o afastou do Campeonato Brasileiro, que foi vencido por Anderson Ezequiel.

“Tive essa lesão na coluna, que é uma lesão que eu tenho desde 2012 e que voltou a dar um sustinho. Mas já passou. É uma lesão que eu já tenho e às vezes me dói um pouquinho, mas dessa vez foi pior. Passei pelo médico, tratei e já sei tudo o que eu preciso fazer para que não aconteça mais”, garantiu o ciclista, que representou o Brasil nas Olimpíadas de 2012 e 2016.

A programação marca o início do Campeonato Pan-Americano de BMX para às 20h desta sexta-feira (horário de Brasília). Trata-se de uma competição de nível CC (Campeonato Continental), que vale menos pontos apenas que o Mundial e que as etapas da Copa do Mundo. Apesar disso, Renato Rezende não tem a competição como foco. Para ele, trata-se de uma preparação visando as competições que farão parte da classificação para a Olimpíada de Tóquio.

“O Pan ainda não vale para o ranking olímpico, então ainda não é uma prova alvo, que eu estou treinando para ela. A prova alvo vai ser a Copa do Mundo da Argentina (29 e 30 de setembro), que é quando começa o ciclo olímpico. Então é somar pontos importanes nessa competição e, principalmente, evitar acidentes. Às vezes voltar sem uma vitória, mas voltar inteiro é mais importante para começar bem o ciclo olímpico”, acredita o atleta.

No dia seguinte ao Campeonato Pan-Americano de BMX, Renato Rezende e os atletas da Seleção Brasileira disputam, também em Medellín, a Copa Latino-Americana, também com largada marcada para as 20h no horário de Brasília.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo BMX