Siga o OTD

Ciclismo BMX

Holandeses vencem em Papendal e brasileiras param na semi

A terceira etapa da Copa do Mundo de BMX, disputada em Papendal, na Holanda, f0i compeltamente dominada pelos atletas da casa. Lara Smulders foi a campeã no feminino, enquanto Niek Kimmann levou a medalha de ouro no masculino. O melhor resultado brasileiro foi entre as mulheres com Priscilla Stevaux e Júlia Alves, que chegaram até a semifinal. Entre os homens, Renato Rezende e Ariel João foram eliminados na segunda fase.

Na primeira fase, Priscilla Stevaux caiu numa bateria complicada, que tinha como grande favorita a bicampeã olímpica Maria Pajón, que conseguiu a vitória, mas a brasileira conseguiu se classificar em terceiro. Júlia Alves não teve a mesma sorte e ficou em quinto em sua eliminatória e só conseguiu a classificação para a segunda fase na repescagem, em que ficou em segundo lugar na bateria de quatro ciclistas, que só garantia as duas primeiras na etapa seguinte.

Nas oitavas de final, Priscilla Stevaux avançou de novo em terceiro, ficando atrás outra vez da colombiana Mariana Pajón, que ficou em primeiro, e da holandesa Ruby Huisman. Já Júlia dos Santos ficou no limite para se classificar e passou para as quartas de final em quarto lugar de sua bateria.

Na fase seguinte, foi Júlia Alves que caiu na bateria de Mariana Pajón, que ficou em primeiro lugar outra vez para se classificar para a semifinal. A brasileira outra vez passou no limite ao ficar em quarto. Priscilla Stevaux também avançou com um quarto lugar na bateria que foi vencida por Laura Smulders.

Das semifinais, no entanto, as brasileiras não conseguiram passar. Priscilla Stevaux ficou em sétimo lugar na primeira bateria, vencida por Pajón, enquanto Júlia Alves foi oitava na segunda, que teve Smulders no primeiro lugar. Na final, a colombiana e a holandesa entraram como grandes favoritas, mas o título ficou com Laura Smulders, que completou a prova em 37s367, seguida pela americana Alise Willoughby e pela russa Yaroslava Bondarenko. Mariana Pajón ficou apenas em quarto lugar.

No masculino, Renato Rezende foi muito bem em sua bateria de estreia. O brasileiro venceu a prova com o tempo de 37s538 e avançou tranquilo para a segunda rodada. Já Ariel João passou raspando ao ficar em quarto lugar da eliminatória que participou com 39s637. Nenhum dos dois, no entanto, conseguiu passar da segunda fase. Ambos terminaram em quinto lugar de suas baterias e foram eliminados. Renato fez 37s716 e Ariel marcou 37s838.

“Hoje eu estava com a estratégia de sair por fora porque eu estava rendendo muito bem na primeira, na segunda e na terceira rampa, só que a descida do gate não estava tão boa. Mas acabou que eu acertei a descida do gate, mas não acertei como queria a primeira e a segunda rampa no segundo round. No primeiro, eu acertei, mas no segundo acabei não acertando e depois acabei não achando espaço. Fui tentanto buscar, mas infelizmente não consegui”, lamentou Renato Rezende, que, se tivesse repetido o tempo da primeira fase, teria se classificado para as oitavas de final.

“Pelo menos estou inteirão, estou zero. Só dei duas voltas, então vamos com tudo amanhã, mudar um pouco a estratégia e ir para cima. Ainda não está na minha prova objetivo (Mundial de BMX), mas eu quero fazer uma final. Se Deus quiser, vem amanhã”, afirmou o atleta, se referindo ao fato de neste domingo ser disputada, também em Papendal, a quarta etapa da Copa do Mundo de BMX. A vitória neste sábado ficou com o holandês Niek Kimmann, que venceu a final com a marca de 35s330, seguido pelos franceses Joris Daudet e Silvain Andre, que completaram o pódio.

 

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo BMX