Siga o OTD

Ciclismo BMX

Priscilla Stevaux marca presença no ano do BMX brasileiro

Priscilla Stevaux marca presença no ano do BMX brasileiro
Divulgação

Priscilla Stevaux, de apenas 24 anos, marca presença no ano do BMX brasileiro. Relembre as principais provas da modalidade em 2o17!

A primeira etapa da Copa Brasil de BMX aconteceu em abril, na cidade de Indaiatuba. A prova contou com a presença de 232 pilotos que disputaram 38 baterias em 33 categorias. Na Elite Men a vitória ficou com Igor Martins, e na Elite Women foi de Julia Alves. A segunda etapa, em maio, foi vencida por Bruno Cogo e Gabriela Kruse.

Na terceira etapa da Copa, realizada somente em setembro, Igor Martins ficou com o título. Na quarta, já em outubro, a vitória ficou com Kaique Milane e Gabrila Kruse. Kaique Milani também venceu a etapa final da Copa Brasil de BMX. O campeonato contou com cinco etapas e reuniu mais de 600 pilotos, somando pontos para a classe C2 do ranking nacional.

Em maio, a equipe brasileira disputou duas provas da Copa do Mundo 2017. Na primeira etapa, Renato Rezende parou nas quartas de final e ficou em 19º – melhor colocação brasileira no masculino. No feminino, Priscilla Stevaux Carnaval, que também esteve na Rio 2016, ficou na 26ª posição.

Foto: Marcelo Pereira/Exemplus/COB

Já na segunda etapa, o melhor resultado brasileiro foi de Priscilla Stevaux, que terminou na 15ª colocação. Na terceira etapa, Priscilla ficou na 10º colocação geral. Na quarta, parando nas semifinais pela terceira vez, a atleta terminou em 14º.

O Campeonato Pan-Americano de BMX aconteceu em junho, na Argentina e, mais uma vez, faltou muito pouco para Priscilla Stevaux conquistar um título. A ciclista liderava a prova até a última curva, mas foi ultrapassada e acabou ficando com a medalha de prata. Na competição masculina, Anderson Ezequiel chegou até a final, mas não foi páreo para os argentinos Ezequiel Torres e Gonzalo Molina. No Campeonato Latino-Americano, realizado no mesmo local, o Brasil ficou com mais uma medalha de prata com Priscilla.

O Campeonato Brasileiro de BMX aconteceu em julho, com Anderson Ezequiel e Julia Alves campeões do Time Trial. No Racing, Julia Alves venceu de novo, impedindo o tetracampeonato de Priscilla Stevaux. Ao final da competição, a equipe de São Paulo conquistou o título de campeão brasileiro.

De volta à Copa do Mundo, desta vez na quinta etapa, Anderson Ezequiel de Souza Filho chegou às semifinais no masculino, e no feminino Priscilla Stevaux terminou a final na 8ª colocação. Na sexta etapa, Priscilla não conseguiu reproduzir o bom desempenho e não passou da semifinal. No masculino, Anderson Ezequiel foi eliminado nas quartas.

O Ciclismo BMX Freestyle Park, nova modalidade olímpica, teve o primeiro campeonato mundial homologado pela União Ciclística Internacional (UCI) em novembro. Nele, com Gustavo de Oliveira, o Brasil garantiu o título da etapa final, na categoria amador. Eduarda Bordignon terminou em 15º. lugar na prova feminina.

Também em novembro, aconteceu a Copa Latino-Americana de BMX, válida como rodadas 7 e 8 da temporada 2017. Priscilla Stevaux concluiu com chave de ouro a temporada de provas internacionais em 2017, vencendo ambas as corridas.

Mais em Ciclismo BMX