Siga o OTD

Ciclismo BMX

Após adiamento, Mundial de BMX no Texas é cancelado

A edição 2020 do Campeonato Mundial de BMX de corrida não será realizado por causa da pandemia

Duas etapa da Copa do Mundo de BMX de 2021 contarão para a qualificação olímpica (Facebook/ucibmxsupercross)

Após meses de negociações entre a UCI (União Ciclística Internacional) e os organizadores locais, o Campeonato Mundial de ciclismo BMX de corrida, previsto para Houston, no Texas, não terá sua edição em 2020. A pandemia, que ainda assola os Estados Unidos, impediu a realização da competição.

Inicialmente, o Mundial de BMX Racing estava marcado para 26 de maio, bem quando a pandemia atingiu o pico nos Estados Unidos. Por ser uma competição importante do calendário, o evento foi adiado diversas vezes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Contudo, não foi possível estabelecer uma data concreta e, mais do que isso, garantir a segurança dos atletas e a participação dos mesmos no Texas. Diante das incertezas, 2020 não terá a edição do Mundial de BMX Racing.

O evento de 2021 está marcado para 17 de agosto, na Holanda, logo depois da Olimpíada de Tóquio-2020.

Qualificação olímpica

Em maio, a UCI tinha anunciado que o Mundial de BMX Racing 2020 garantira quatro vagas, duas para cada naipe, para os países campeões e vices na disputa da categoria Elite.

Contudo, sem a realização do Mundial em 2020, essas quatro vagas devem ser realocadas de outras maneiras. Mas, por hora, a UCI e o COI (Comitê Olímpico Internacional) não anunciaram nenhuma mudança.

Renato Rezende BMX jogos pan-americanos lima 2019/ Jogos Pan-Americanos de Lima 2019
Renato Rezende BMX nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019 (Divulgação/CBC)

Disputa interna

No BMX de corrida, são 24 vagas para cada gênero e somente as vagas do país-sede (Japão) estão garantidas, restando 22.

Dessas 22, 18 viriam pelo ranking de nações, já que a vaga é do país e não do atleta. As outras quatro viriam do Mundial, que foi cancelado.

No feminino, o Brasil está em sexto lugar no ranking de nações, então tem direito a uma vaga. Neste momento, Paola Reis está na frente, mas Priscilla Stevaux vem logo atrás.

Já no masculino, o Brasil ocupa o décimo lugar no ranking de nações e tem direito a uma vaga. Renato Rezende está em vantagem, com Anderson Ezequiel o seguindo de perto.

MTB

Além de cancelar o Mundial de BMX de corrida, a UCI cancelou muitos outros eventos ciclísticos e adiou outros. Entretanto, o Mundial de MTB foi confirmado.

Programado para ser realizado em junho, na Alemanha, o Mundial de MTB ficou para 5 de outubro e será realizado na Áustria.

Henrique Avancini do ciclismo mountain bike conver com psicóloga do COB sobre aspecto mental da preparação do atleta
Henrique Avancini é um dos favoritos para Tóquio- 2020 (Michele Mondini)

Diferentemente do BMX, o Mundial de MTB não dará vagas para Tóquio-2020. Apenas duas etapas da Copa do Mundo de 2021 contarão pontos para o ranking de nações.

Das 38 vagas do cross-country para Tóquio 2020, oito já foram preenchidas no masculino. As 30 restantes serão destinadas de acordo com o ranking de nações. O Brasil atualmente ocupa o quarto lugar no masculino e teria direito a duas vagas.

Henrique Avancini ficaria com uma vaga por ser o melhor brasileiro ranqueado do mundo (2º). Guilherme Muller (45º) e Luiz Cocuzzi (50º) brigam pela segunda vaga.

No feminino, também só restam as 30 vagas via ranking. O Brasil está no 17º lugar e Jaqueline Mourão, 38ª do ranking individual, ficaria com a única vaga.

Mais em Ciclismo BMX