Siga o OTD

Tóquio 2020

Competições adiadas complicam Stevaux na qualificação do BMX

Em 2º lugar na disputa pela vaga olímpica feminina do BMX brasileiro, Priscilla Stevaux não terá competições para somar pontos no ranking

Priscilla Stevaux tem corrida olímpica ameaçada (divulgação)

Competições esportivas estão sendo canceladas ou adiadas por causa da pandemia da COVID-19 (coronavírus). No BMX, apesar de algumas provas já terem sido canceladas, somente na segunda-feira (16) a UCI se posicionou de maneira oficial, e as medidas a serem adotadas têm influência direta para Priscilla Stevaux na briga por vaga em Tóquio 2020.

Sem competir desde o dia 23 de fevereiro, quando venceu uma prova na Argentina, a sorocabana Priscilla Stevaux, que representou o Brasil nas Olimpíadas do Rio 2016, é a 14ª colocação do ranking mundial. Está em 2º lugar na disputa pela única vaga olímpica feminina do BMX brasileiro. Tem 23 pontos atrás da Paola Reis e contava com esses eventos para subir na corrida olímpica.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

No comunicado publicado em seu site, a UCI solicitou aos organizadores o cancelamento de qualquer evento de ciclismo no calendário internacional da UCI em territórios identificados em risco pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Sendo assim, todas as provas contendo pontuação para o ranking mundial e olímpico estão suspensas inicialmente até o dia 3 de abril. Porém, a UCI disse ter solicitado ao COI (Comitê Olímpico Internacional) que o período de qualificação seja interrompido retroativamente a partir de 3 de março de 2020 para garantir uma equidade esportiva, uma vez que, a partir dessa data, muitos países impediram a população de viajar para eventos esportivo.

Se houver a retomada das competições da UCI à tempo das Olimpíadas, Priscilla Stevaux tem total condições de conseguir a vaga, porém, como cerca de 80% do ciclo olímpico do BMX já foi realizado, há a possibilidade do ranking se encerrar como está, e, nesta caso, Priscilla estaria de fora das Olimpíadas de Tóquio 2020.

O cancelamento das competições na Argentina, Itália, Peru e Estados Unidos que a Priscilla Stevaux iria ainda neste mês podem vir a atrapalhar a atleta.

Mais em Tóquio 2020