Siga o OTD

Ciclismo BMX

Priscilla Stevaux começa ano sonhando com as Olimpíadas

Brasileira participa da etapa de Shepparton, na Austrália, da Copa do Mundo da modalidade. Serão no dia 1º e 2 de fevereiro

Priscilla Stevaux compete na etapa de Shepparton da Copa do Mundo de BMX
(divulgação)

A brasileira Priscilla Stevaux inicia a temporada 2020 com duas etapas da Copa do Mundo de ciclismo BMX na cidade de Shepparton, na Austrália. Serão no sábado (1º) e domingo (2).

O primeiro semestre deste ano é o período mais importante dos últimos quatro anos para todas as modalidades olímpicas, pois é nele que a maioria dos atletas e equipes irão buscar classificação para as Olimpíadas de Tóquio. No BMX de Priscilla Stevaux não é diferente.

Atualmente como ocupando a 15ª colocação no ranking mundial da modalidade, a brasileira já está em terras australianas desde o dia 21 de janeiro para se preparar e acostumar com o clima e o fuso horário.

Além de Priscilla Stevaux, são 57 atletas na etapa de Shepparton da Copa do Mundo de BMX, representando um total de 19 países diferentes.

+ Stevaux finaliza pré-temporada treinando em Londrina

A brasileira tem realizado treinos livres e em academias desde sua chegada na Austrália, já nesta semana, os treinos na pista da competição já são liberados à partir de quarta, sendo o treino oficial na sexta-feira que antecede as provas.

A participação de Priscilla Stevaux nas rodadas 1 e 2 da Copa do Mundo em Shepparton podem ser acompanhadas ao vivo pelo canal bmxlivetv no Youtube, sempre na madrugada anterior ao dia da corrida, pois a diferença de fuso da Austrália para o Brasil é de 14 horas.

+ Siga o perfil oficial do OTD no Twitter

Corrida Olímpica

No BMX são 24 lugares disponíveis por naipe, para pelo menos 17 países. Uma das formas de chegar a Tóquio é pelas vagas destinadas ao país. Hoje o Brasil ocupa a sexta colocação no ranking olímpico, que garante uma vaga, atualmente com Paola Reis. Ela é a 11ª do ranking mundial, seguida por Priscilla Stevaux (15º) e Julia Alves (27ª).

A soma do desempenho das três é o que vale no ranking olímpico por país.

Caso o Brasil supere a Rússia e suba uma posição, ganha mais uma vaga, já que o terceiro, quarto e quinto têm direito a dois atletas por naipe. O primeiro e o segundo colocados podem levar três. A Holanda lidera, seguida por Estados Unidos, França e Austrália.

Há outras duas formas de conseguir a vaga para as Olimpíadas. Uma de acordo com o ranking mundial fechado no dia 2 de junho e a outra via Mundial de ciclismo BMX marcado para maio.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ciclismo BMX