Siga o OTD

Ciclismo BMX

Priscilla Stevaux finaliza pré-temporada treinando em Londrina

Cidade paranaense conta com a única pista de Supercross ativa do Brasil, e Priscilla Stevaux iniciou 2020 se preparando por lá.

Divulgação

Para aquelas modalidades que ainda não tem sua vaga definida, o ano de 2020 é fundamental para a decisão dos brasileiro que irão para as Olimpíadas de Tóquio, e para o BMX não é diferente, tendo as suas 24 vagas definidas ao longo dos próximos 5 meses.Neste período, a União Ciclística Internacional (UCI) preparou cerca de 70 provas espalhadas por todos os continentes. Dessas provas, a sorocabana Priscilla Stevaux espera participar de ao menos 25 delas para ir em busca da classificação para as Olimpíadas.

+ INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL NO YOUTUBE

Na temporada de 2019, Priscilla disputou 29 provas em 11 países, sendo a última delas em outubro, porém, após somente 2 semanas de descanso ela já começou a sua pré-temporada de 2020 com fortes treinos de pista, academia e na rua, encerrando a mesma esta semana na cidade de Londrina.

A cidade paranaense é sede da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e lá está situada atualmente a melhor pista de BMX do Brasil, sendo a única no modelo supercross ativa, já que a dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 está fechada há 4 anos.

Às vésperas do início da temporada de 2020, além da Priscilla, outros atletas brasileiros que buscam também a vaga Olímpica estão por lá, são eles Renato Rezende, Bruno Cogo e Julia Alves.

COMO CONSEGUIR A VAGA PARA AS OLIMPÍADAS DE 2020

Das 24 vagas disponíveis para o masculino e para o feminino, a UCI definiu as regras para garantir que ao menos 17 países estejam representando nos Jogos Olímpicos de Tóquio, sendo que a forma mais fácil de conseguir esta vaga é garantir o BMX brasileiro pelo menos até a 11ª posição no Ranking Olímpico da UCI. Hoje, no feminino, o Brasil está em sexto lugar, com uma vaga garantida, atrás de países como Rússia (5º), Austrália (4º), França (3º), Estados Unidos (2º) e Holanda (1º). Os países que estiverem em 3º, 4º ou 5º no ranking quando for fechado poderão enviar dois representantes. O primeiro e o segundo terão direito a enviar três ciclistas ao Japão.

As outras duas formas de conseguir a vaga para as Olimpíadas são condicionadas à colocação no ranking mundial do dia 02 de junho ou à colocação final do Mundial de 2020 que irá ocorrer em Maio.

A pontuação de cada país no ranking da UCI, é fruto do desempenho de seus três melhores ciclistas. Priscilla, que está em 15º lugar do ranking mundial, está em segundo lugar na disputa pela vaga olímpica, atrás da baiana Paola Reis (11º) e na frente da paranaense Julia Alves (27º).

Mais em Ciclismo BMX