Siga o OTD

Ciclismo BMX

Andinho brilha e conquista o bicampeonato Pan-Americano

Depois de ganhar o título em 2018, Anderson Ezequiel repete o feito no Campeonato Pan-Americano disputado neste sábado em Americana

No Campeonato Pan-Americano de BMX, realizado em Americana, neste sábado (25), Anderson Ezequiel, o Andinho, conquistou o bicampeonato continental entre os homens. O pódio da competição foi completado por Matias Jesus Brizuela, da Argentina, e Diego Arboleda, da Colômbia. .

Depois de ganhar sua bateria semifinal com uma boa vantagem, Andinho fez uma prova sólida na decisão do Pan-Americano de BMX. O brasileiro largou bem e assumiu a liderança um pouco antes da primeira curva. No decorrer da prova, Anderson controlou a vantagem que tinha para os demais participantes, conseguiu suportar o ataque de dois adversários na reta final e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar.

“Estou muito feliz de competir em casa e, desde que eu me tornei profissional, é minha primeira prova internacional aqui em casa. Para mim, é uma honra ser campeão ao lado dela (Mariana Pajón, que conquistou o título feminino), que é bicampeã olímpica”, comentou o brasileiro.

Após a conquista do bicampeonato Pan-Americano de BMX, Anderson Ezequiel busca fazer desse título um ponto de virada na temporada. Após não ter conquistado bons resultados nas etapas da Copa do Mundo que participou em 2019.

“Saindo dessa competição, eu estou indo para a França, (para a etapa de Saint-Quentin-En-Yvelines, pela Copa do Mundo), depois disso é focar no Mundial, (que acontece entre 23 a 27 de julho em Zolder, na Bélgica), tentar fazer mais uma final e quem sabe um pódio”, disse Anderson Ezequiel.

Pouco depois do Mundial, o ciclista participa dos Jogos Pan-Americanos de 2019, que acontecem em Lima, no Peru.  Andinho acredita que a competição deste sábado serve como um bom parâmetro para o que pode acontecer no segundo semestre deste ano.

“(Mesmo sem contar com os americanos) a competição teve um bom nível, os colombianos são muito bons, tem o Diego Arboleda, que foi terceiro colocado em uma etapa da Copa do Mundo desse ano, e os argentinos, que sempre fazem finais de Copa do Mundo. Em 2015, eu participei dos Jogos em Toronto, acabei em quarto lugar e por uma posição não peguei medalha.  Espero esse ano conseguir a medalha para o Brasil”, finalizou Anderson Ezequiel.

Mais Brasil no Pan-Americano

Outro representante brasileiro que teve motivos para comemorar foi Bruno Cogo. Ele disputou a final masculina do Pan-Americano de BMX, Bruno Cogo, a primeira de um torneio continental da carreira dele, e terminou em oitavo lugar.

“Acabei errando um pouco antes da primeira curva, minha mão escapou do guidão e eu perdi o equilíbrio. Fico feliz com o campeonato que eu fiz e agradeço a todo mundo que me ajudou, que treina comigo”, falou Cogo.


Diferente de seus compatriotas, Renato Rezende não conseguiu chegar na decisão do Campeonato Pan-Americano de BMX. Na bateria semifinal, onde somente os quatro primeiros colocados avançam, Rezende acabou ficando na quinta colocação de sua bateria, sendo eliminado.

“Eu não estive bem durante todo o dia, não corri bem em nenhuma bateria. Não sei, não gosto muito de pistas como as de hoje, que são um pouco mais apertadas. Estou triste, mas amanhã tenho mais uma chance, bola para frente”, comentou Rezende.

Neste domingo (26), ainda em Americana, acontece a Copa Latino-Americano de BMX, com a presença da grande maioria dos atletas que competiram neste sábado.

Mais em Ciclismo BMX