Siga o OTD

Ciclismo BMX

Renato Rezende é vice-campeão na Copa América de Downhill

Duas vezes atleta olímpico, Renato Rezende foi vice-campeão na Copa América de Downhill, neste domingo (20). Gabriel Giovannini faturou o bicampeonato no interior paulista.

(Foto: Reprodução/Instagram)

Renato Rezende terminou na segunda colocação, neste domingo (20), na final da Copa América de Downhill, em São Roque, no interior paulista. Em uma prova com dois donos de títulos da competição e dois atletas de BMX, o duas vezes atleta olímpico ficou no segundo posto, atrás apenas do, agora, bicampeão Gabriel Giovannini . Buscando vaga em Tóquio 2020, Rezende apostou na disputa como treinamento para entrar mais rápido no ritmo de competição e acabou fazendo o segundo melhor tempo do dia na nova pista do Ski Mountain Park.

Com muita força na largada, Gabriel Giovannini conseguiu tomar a frente para se livrar dos dois atletas de BMX. Mas a tranquilidade do atual campeão foi temporária. Com Rezende pressionando na perseguição, os ciclistas desceram muito bem, colocando força para ganhar velocidade. Giovannini aproveitou a descida final para deslanchar e garantir a vitória.

“Estou feliz com o resultado, com um gostinho de chegar perto disso. Giovannini está andando muito. Parabéns para ele. Ele está diferenciado nessa pista”, analisou Rezende. “Eu larguei bem, o cara largou melhor ainda, pedalou mais forte e é isso ai. A gente continua firme”, destacou o atleta, que também colocou em dúvida sua participação na Copa América do próximo ano.

No BMX, Renato Rezende chegou a ser o número cinco do mundo em 2015. Dois anos mais tarde, entretanto, sofreu uma fratura no pé e ficou fora competições, caindo também no ranking e saindo do Top 200. Em boa recuperação, Rezende fechou 2018 como número 36 do mundo. No último ano, Rezende foi terceiro na Copa América.

Contando com a participação de pilotos estrangeiros, a prova masculina tinha 90 inscritos. Neste sábado (19), eles participaram de tomadas de tempo individuais ao longo dos 600 metros de percurso, com oito curvas e 13 obstáculos.

Mais em Ciclismo BMX