Siga o OTD

Ciclismo BMX

Confederação divulga critérios do BMX para Tóquio-2020

Confederação de Ciclismo anuncia os critérios de classificação e convocação dos naipes masculino e feminino para os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) anunciou nesta quinta-feira (25) os critérios que irá adotar de classificação e convocação da equipe brasileira dos dois naipes (masculina e feminina) do BMX Freestyle Park para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Os critérios de classificação são específicos da Confederação de Ciclismo Internacional (UCI) e os de convocação da própria CBC.

Critério de classificação UCI
– Total de vagas por nação: 8 vagas + 1 vaga por país sede;
Obs: Caso o país sede já esteja classificado pelo primeiro critério (Ranking de Nações UCI), a referida vaga será remanejada para a próxima nação de acordo com o ranking UCI.
– Máximo de (2) dois atletas por nação;
– O atleta deverá ter o mínimo de 10 pontos no ranking UCI.
Classificação por Ranking de Nações
A classificação da nação será determinada pela soma dos dois melhores atletas da categoria elite no período de 01/11/2018 a 11/05/2020. O período contempla dois campeonatos mundiais (as edições de 2018 e 2019), os seis melhores resultados em copas do mundo, os seis melhores resultados em em provas Classe C1, um campeonato continental (mais próximo do evento), e um campeonato nacional (2019).
– Nação na 1ª colocação terá duas (2) vagas;
– Nações da 2ª a 5ª colocações terão direito a uma (1) vagas;
Classificação por Vagas diretas
O Campeonato Mundial de 2019 (Masculino e Feminino) irá disponibilizar uma (1) vaga diretas para as duas primeiras nações. Para ser contemplada, a nação não pode estar inserida no primeiro critério (Ranking por Nações UCI).

Critério de Convocação CBC
Para preenchimento das vagas, a confederação adotará os seguintes critérios:
– Melhores atletas ranqueados na UCI ao final do período de classificação, levando em conta 10% de variação de pontos entre esses atletas. Existindo esta margem, será aplicado automaticamente a análise de pesos.
– Análise de pesos: Campeonatos Mundiais e Copas do Mundo receberão peso dois (2), enquanto todas as demais competições terão peso um (1).
O primeiro período de ranking classificatório UCI será peso um (1) e o segundo período de ranking classificatório UCI será peso dois (2).
– Critério técnico: Clínico (médico), Doping e Ética.

Cobri os Jogos Olímpicos Rio 2016. Trabalhei no apoio jornalístico das Copas do Mundo Fifa de 2014 e 2018. Documentarista de "O caminho suave". Outras produções fílmicas: "EstatiCidade", "Marcelo Rezende - contador de histórias", "Sala de estar", "Azul" e "A entrevista". Experiência na área de esporte e política, com passagens pela TV Band, Portal da Band e pelo Jornal Gazeta de Santo Amaro.

Mais em Ciclismo BMX