Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini disputa etapa da Copa do Mundo em Andorra

Michele Mondini / Divulgação

Depois de se tornar o numero 2 do mundo no ranking mundial, Henrique Avancini disputa etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike em Andorra

Número 2 do mundo no ranking mundial, o ciclista Henrique Avancini  disputa nesta semana sua quinta etapa no ano da Copa do Mundo UCI de MTB, em Vallnord, em Andorra. O foco do petropolitano, integrante do Shimano Sports Team, é manter-se em destaque nesta que é uma das principais competições do mountain bike internacional. Avancini chega ao evento no melhor momento de sua carreira, após ter garantido no domingo (8) o seu primeiro pódio em etapas da Copa do Mundo, em Val di Sole, na Itália, em que terminou o cross country olímpico (XCO) em quarto lugar. O resultado garantiu ao atleta subir da quarta para a segunda posição do ranking da UCI (União Ciclística Internacional), a melhor de um brasileiro na história na modalidade olímpica.

A programação para as elites do cross country tem início nesta sexta-feira (13), com o short track (XCC), prova de pista reduzida. A disputa no formato será a quarta na temporada e terá transmissão ao vivo e em português, pela Red Bull TV, a partir das 12h20 (horário de Brasília). Avancini também vem de seu melhor resultado no XCC, um oitavo lugar em Val di Sole, que tem grande importância por definir as posições de largada no XCO. No domingo (15), as provas das elites também serão mostradas na Red Bull TV. A decisão das mulheres no XCO começará às 7h, enquanto os homens pedalam a partir das 9h30 (ambos no horário de Brasília).

Esta será a terceira vez que Henrique Avancini competirá em Andorra, em um circuito que lhe traz boas lembranças. “Vallnord é um lugar especial pelos momentos que vivi lá. Em 2015, tive uma fratura no pé e acabei sofrendo muito ao longo da temporada para encaixar bons resultados. Em Andorra consegui fazer a melhor performance no ano e cravar o que era até então o meu melhor resultado em campeonatos mundiais”, destaca Avancini, 26º lugar no Mundial em setembro daquele ano. “E, em 2017, marquei o primeiro top 10 em Copas do Mundo na carreira. É um circuito que, nos últimos anos, sempre bati marcas pessoais. Espero que consiga mais uma”, finaliza.

Na competição em Andorra, mais uma vez os componentes da nova linha de 12 velocidades da Shimano para mountain bike, do XTR mecânico, prometem fazer a diferença para o atleta da Cannondale Factory Racing Team, equipe que detém o posto de número 1 do ranking da Copa do Mundo UCI de MTB no cross country após as etapas da África do Sul, Alemanha, República Tcheca e Itália. “Uma das peculiaridades da pista de Andorra é de ter um dos trechos de downhill mais longos da temporada, logo após o topo da primeira subida. Começa com uma descida bem suave, mas que usa bastante os freios. Depois é uma descida bastante íngreme e longa”, avalia Avancini.

Mais em Ciclismo Mountain Bike