Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Luiz Cocuzzi conquista prata na altitude de Cochabamba

Washington Alves/Exemplus/COB

Luiz Cocuzzi sente os efeitos da altitude e do terreno boliviano mas alcança o pódio e fica com a medalha de prata nos Jogos Sul-Americanos de Cochabamba

Dor de cabeça, náusea, falta de ar, movimentos lentos e pesados. Esses são alguns dos efeitos da altitude no organismo de uma pessoa. Imagine pedalar por mais de uma hora, subindo e descendo montanhas com o objetivo de chegar mais rápido que seus adversários. Esse foi o cenário enfrentado por Luiz Henrique Cocuzzi e Bruna Saalfeld, os brasileiros na prova de mountain bike dos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018 nesta terça-feira, dia 5. Ao final do dia, saldo mais que positivo para o Brasil. Bruna, de apenas 18 anos, alcançou oitava posição.  Já Luiz Henrique foi o segundo mais rápido entre os competidores e conquistou a medalha de prata do evento.

Luiz Henrique Cocuzzi terminou a prova em 1h28min03 para conquistar a prata. A medalha de ouro foi para o colombiano Fabio Monsalve (1h26min18) e o bronze para o equatoriano William Mogrovejo (1h28min13).

Paulista de 25 anos, Luiz Henrique largou muito bem e logo saiu na frente. Mas na primeira volta começou a sentir os efeitos da altitude e perdeu a posição para o colombiano Fabio Monsalve. Durante as três voltas seguintes, o brasileiro foi apertado pelo equatoriano Mogrovejo. Mesmo com toda a dificuldade das condições enfrentadas, Cocuzzi usou toda a sua técnica para controlar o ataque do equatoriano e ficar com a prata. “Foi uma prova muito dura. Senti meu corpo mais pesado e não consegui render o que estou acostumado. Na partes técnicas, que são as descidas, tudo bem, mas na subida o corpo estava travado Por isso fico bem satisfeito com a medalha de prata”, afirmou Cocuzzi.

O atleta chegou à Bolívia direto de competições na Europa e sentiu os efeitos da viagem e da altitude de 2.600m de Cochabamba. “No mountain bike você sofre da primeira a última volta porque anda no limite o tempo todo. É normal sentir câimbras durante a prova. Pra seguir em frente tem que ter muito trabalho mental”, explicou o campeão pan-americano da modalidade.

Bruna era a atleta mais jovem da prova, com 18 anos, e única júnior entre as atletas adultas. Gaúcha de São Lourenço do Sul, ela está classificada para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, em outubro. A participação em Cochabamba foi estratégica para o desenvolvimento da atleta rumo a Argentina. A gaúcha ficou satisfeita com a oitava colocação na Bolívia. “Eu não quebrei e consegui manter o mesmo passo. Por isso fico muito satisfeita com essa oportunidade de aprender ainda mais, aqui”, disse Bruna, que agora passa a pensar em Buenos Aires. “Falar em resultado é difícil, vai ser consequência do que eu fizer na prova. Eu vou dar o meu melhor e fazer tudo o que posso. Estou muito animada para disputar os Jogos Olímpicos”, disse a jovem atleta.

AGENDA DO DIA

jun 20 04:00 Etapa de Ostrava do Circuito Mundial de vôlei de praia Tainá/Victoria 2 Pirv/Vaida 0 jun 20 05:00 Challenger de L'Aquila Bernabe Zapata Miralles 0 Thiago Monteiro (BRA) 2 jun 20 06:30 Challenger de L'Aquila Martin Cuevas (URU) 1 Guilherme Clezar (BRA) 2 jun 20 06:30 ITF de Montpellier Nathaly Kurata (BRA)/Eduarda Piai (BRA) 0 Carolina Meligeni (BRA)/Martina Colmegna (ITA) 2 jun 20 07:00 Challenger de Poprad Tatry Ivan Sabanov (CRO)/Matej Sabanov (CRO) 0 Robert Galloway (EUA)/Fernando Romboli (BRA) 2 jun 20 07:00 ATP 500 de Halle Jonathan Erlich/ Nicholas Monroe 0 Lukasz Kubot (POL)/Marcelo Melo (BRA) 2 jun 20 08:30 ITF de Sassuolo Giulia Guidetti (ITA) Gabriela Cé (BRA) jun 20 09:00 ITF de Klosters Leonig Kung (SUI)/Thaisa Pedretti (BRA) Diana Marcinkevica (AUT)/Anna Zaja (ALE) jun 20 09:00 Challenger de L'Aquila Zapata Miralles/ Boluda- Purkiss Rogério Dutra Silva/Daniel Dutra Silva jun 20 10:00 Etapa de Ostrava do Circuito Mundial de vôlei de praia Urlu/Mermer Thiago/George jun 20 10:00 Pan-Americano de Esgrima Competição por equipes – sabre masculino e florete feminino Brasil jun 20 10:30 Challenger de L'Aquila Thiago Monteiro/ João Olavo Souza Martinez Portero/ Vervoot jun 20 11:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Paraguai Canadá jun 20 11:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Argentina Guatemala jun 20 11:00 Etapa de Ostrava do Circuito Mundial de vôlei de praia Tainá/Victoria Ozolina/Caica jun 20 14:15 Etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo de tiro com arco Brad Fulsang (CAN) Lugui Barroso da Cruz (BRA) jun 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Grupo 1 Kindermann Sport jun 20 15:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Uruguai Colômbia jun 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Grupo 1 São Francisco Sao José jun 20 15:00 Brasileiro de futebol feminino - Grupo 2 Rio Preto Audax jun 20 15:15 Etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo de tiro com arco Ane Marcelle dos Santos (BRA) Vanessa Landi (ITA) jun 20 15:30 ITF de Baton Rouge Catherine Harrison (EUA)/Paige Hourigan (NZL) Angelina Gabueva (RUS)/Luisa Stefani (BRA) jun 20 17:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Cuba Chile jun 20 18:15 Etapa de Salt Lake City da Copa do Mundo de tiro com arco - Equipe mista Alemanha Brasil jun 20 18:50 Aberto do Canadá de Badminton Ygor Coelho (BRA) Kim Bruun (DIN) jun 20 19:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo B Groenlândia Brasil jun 20 19:00 Campeonato Pan-Americano de handebol masculino - Grupo A Peru Porto Rico jun 20 20:00 Taça Estado de São Paulo - Segundo Turno do Paulista de handebol feminino Pinheiros Time/Jundiaí jun 20 20:00 Liga Ouro São José Basketball Corinthians

Receba novidades do OTD

* = campo obrigatório

powered by MailChimp!

Mais em Ciclismo Mountain Bike