Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Brasileiros dominam e são campeões Pan-Americanos

Foto: Maximiliano Blanco/CBC

Nas categorias de elite, a seleção brasileira teve Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão como campeões Pan-Americanos de Mountain Bike

A seleção brasileira conquistou um resultado histórico no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike. As categorias elite foram dominadas pelos brasileiros. As provas foram realizadas neste domingo (8), na cidade de Pereira na Colômbia. Luiz Henrique Cocuzzi e Raiza Goulão ficaram com as medalhas de ouro, respectivamente, no masculino e no feminino.

“Os atletas brasileiros representaram muito bem o nosso país. Estamos vivendo o crescimento de uma geração muito forte e promissora, desde as categorias de base até a elite. São atletas talentosos que ainda terão um grande futuro pela frente com muitos resultados positivos para o Brasil”, avaliou o treinador Carlos Polazzo.

Prova feminina

Raiza Goulão já havia conquistado uma prata no torneio em 2016 e ficou em quinto em 2017. Na edição 2018, ela não deu espaço para as adversárias. A brasileira cruzou a linha de chegada em 1h26min50s após liderar a corrida de ponta a ponta. Esta foi a primeira medalha pan-americana de ouro da carreira.

“Eu acho que essa foi a primeira competição que consegui aplicar 100% da estratégia que havia definido. Estava muito concentrada e apesar do forte ritmo, conseguia me poupar a cada volta, as sensações eram ótimas. Depois de uma sequência de copa do mundo e Cape Epic, conquistar o primeiro título Pan-Americano na Elite me motiva cada vez mais a seguir forte e focada na classificação do Brasil para Tóquio 2020”, avaliou Raiza após a prova.

Raiza foi seguida pela americana Chloe Woodruff, que ficou com a medalha de prata. Woodruff encerrou a corrida em 1h27min14s. Por fim, o bronze foi para a mexicana Daniela Campuzano, que fechou a prova em 1h28min04.

Prova masculina

Por fim, na etapa masculina, Cocuzzi conseguiu assumir a ponta a partir da quarta volta. O brasileiro conquistou a vitória em 1h24min50s e, com o resultado, a sua primeira medalha de ouro pan-americana. O pódio foi completado pelo costarriquenho Carlos Herrera, que marcou 1h25min35 e levou a prata, enquanto o argentino Catriel Soto, ficou com o bronze fazendo 1h26min50.

“A competição foi muito intensa do início ao fim. O circuito duro dificultou ainda mais a briga por medalhas. No início o Catriel colocou um ritmo muito forte, então eu decidi não me expor demais e manter uma margem segura na segunda colocação. A partir da segunda volta eu comecei uma prova de recuperação para tirar a diferença de tempo, e na quarta volta consegui assumir a liderança, seguindo em primeiro até o final e superando o bronze conquistado em 2017”, afirmou Cocuzzi.

Além do ouro de Cocuzzi, o Brasil conquistou ainda outros destaques na competição. Foram quatro atletas entre os 15 primeiros colocados do campeonato. Guilherme Muller conquistou a 4ª colocação, Henrique Avancini ficou em 7º lugar, Rubens Donizete em 9º lugar e Gabriel Marques em 15º lugar.

“Obviamente não foi o resultado que eu esperada. Mas esse ano decidi arriscar uma nova estratégia, encaixando um bloco forte de treino entre o Cape Epic e o Pan-Americano, estava me sentindo bem, mas o circuito era mais duro do que eu esperada, bastante lento, então acabei sentindo um pouco”, avaliou Avancini.

Sub-23

Na disputa do sub-23, os brasileiros também conquistaram bons resultados. Karen Olimpio ficou com a quarta posição na prova feminina. As medalhas de ouro e prata ficaram com as colombianas Leidy Mera e Roa Ana, respectivamente. A mexicana Erica Rodriguez conquistou o bronze.

Já entre os homens, Bruno Lemes conquisotu a quinta colocação. O top 15 ainda contou com Mario Couto em sétimo e Edmilson Aquelino em 13º pelo Brasil. O mexicano Gerardo Ulloa conquistou o título pan-americano. A medalha de prata ficou com o colombiano John Garzon e o bronze foi para o equatoriano William Tobay.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Ciclismo Mountain Bike