Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Carlos Henrique Paixão e Eliane Rezende vencem Brasil Ride

Carlos Henrique Paixão e Eliane Rezende vencem Brasil Ride
Fabio Piva/Brasil Ride

Neste fim de semana, Botucatu foi palco de duas competições ao ar livre, a Brasil Ride e a Brasil Ride Trail Run.

A cidade de Botucatu, a Terra da Aventura, foi palco neste fim de semana de duas competições ao ar livre, que agitaram a Cuesta Paulista com mais de 1.100 atletas de 14 estados brasileiros em ação. No sábado (24), foi dada a largada da Brasil Ride 24h Series de MTB, que coroou Carlos Henrique Paixão e Eliane Rezende como Rei e Rainha da Cuesta, ao meio dia do domingo (25), data que teve realizada ainda a abertura da Brasil Ride Trail Run. Na principal categoria da corrida de montanha nesta etapa, a estreia dos 21 km, os campeões foram Marildo Barduco e Giovanna Martins.

Na disputa de maior destaque da 24h de MTB da Brasil Ride, o campeão Carlos Henrique completou 26 voltas (286 km), enquanto a vencedora Eliane percorreu 18 voltas (198 km). O top 3 masculino teve ainda Thiago Drews, o Brou Bruto, com 25 voltas, e Bruno Gonçalves (23 voltas). Na feminina completaram as três primeiras colocações as atletas Clarita Balestrim (17 voltas) e Fabíola Freitas (16 voltas).

“Foi uma disputa bastante legal e muito intensa neste circuito bem bacana aqui de Botucatu. Os demais ciclistas do top 3 são meus amigos, ou seja, a rivalidade fica só dentro da pista. Estou bem feliz por esse título”, comemorou Carlos Henrique Paixão. “Bastante mérito para o Carlos Henrique, porque ele é diferenciado e humilde. Teve muita força de vontade. Fiz força demais, dei tudo que eu tinha, então estou satisfeito com o vice-campeonato”, destacou Brou Bruto.

“O meu ritmo foi encaixando a cada volta, quando fui me adaptando melhor a pista. Descobri que a 24h de MTB, apesar de eu estar competindo na categoria solo, é realmente uma prova de equipe. O apoio faz toda a diferença e tive muita força do meu treinador e de outros atletas. Chega um momento que a gente não está raciocinando bem, então todo conselho e orientação de quem está ao seu lado faz toda a diferença”, vibrou Eliane Rezende.

Demais categorias

Nas duplas, os vencedores foram Otavio dos Santos e Eduardo Cesar com 29 voltas completadas, no masculino, e Joseane Martins e Cleber Modesto nas mistas, com 20 voltas. Na competição de quartetos, a vencedora foi a equipe Brou Aventuras Race Team, com Rodrigo, Vitor, Fernando e Galdino, com 34 voltas. Enquanto entre os sextetos, o título ficou com os Vagalumes da Cuesta – Diego, Benedito, Paulo,Rafael, Felipe e Weber, em 23 voltas.

Brasil Ride Trail Run

Se Marildo Barduco (1h38min54) e Giovanna Martins (1h53min48) foram as sensações da modalidade 21 km, que fez sua estreia no circuito, as categorias de 16 km e 6 km também coroou seus campeões. Foram eles: Diogo Malagon e Mirlene Picin, a Mika, nos 16 km, em 1h17min46 e 1h37min, respectivamente, e Rodrigo Gomes e Vera Casssola, em 23min56 e 34min13 nos 6 km, respectivamente.

Aquecimento para o Mundial de 24h

A abertura da Brasil Ride 24h Series de MTB, em Botucatu (SP), foi um aquecimento para o Campeonato Mundial de 24h de MTB Solo de 2019. O evento internacional está marcado para a cidade de Costa Rica (MS), em julho do ano que vem, com o Pré-Mundial já agora em julho de 2018.

Ranking Brasil Ride

A partir da atual temporada, haverá rankings para as duas modalidades, mountain bike e trail run, considerando as 13 disputas programadas para 2018. No MTB, as provas que valerão para o ranking, com pesos diferentes, são 24H Brasil Ride, Warm Up Pro, Warm Up Sport, Maratona dos Descobrimentos e a Ultramaratona Brasil Ride. No MTB, a organização divide em três níveis: Gold, com 100 pontos para os campeões da ultramaratona; Silver, com 75 pontos para quem subir no lugar mais alto do pódio, na 24H Brasil Ride e Warm Up Pro; e Bronze, valendo 50 pontos para os vencedores do Warm Up Sport e Maratona dos Descobrimentos.

Já na trail run, haverá quatro diferentes níveis de pontuação. Além de Gold, Silver e Bronze, presentes no MTB, há também o Steel, com 25 pontos para os campeões nas mais variadas categorias. No máximo patamar das corridas de montanha está a Ultra 70K, na Gold, ou seja 100 pontos para os vencedores. Na pontuação Silver aparecem as distâncias 32 km e 21 km, ofertando 75 pontos para os campeões, a Bronze valerá para a distância de 12 km, com 50 pontos em jogo, e por fim a distância 6 km na pontuação Steel.

Mais em Ciclismo Mountain Bike