Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Brasil Ride 2017 terá sete campeões na disputa pelo título

Igor Schifris / Brasil Ride

A Brasil Ride 2017 contará com sete campeões na categoria open e acontecerá no sul da Bahia, na Costa do descobrimento.

Os ciclistas da categoria open da Brasil Ride, que sonham com um título inédito da principal ultramaratona da MTB das Américas, podem ir à Costa do Descobrimento com a certeza de que não será nada fácil. Pode-se afirmar isso levando em conta, principalmente, que sete dos dez vencedores da competição até o momento estarão em ação na prova entre Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, e Guaratinga, de 14 a 21 de outubro.

Cobertura online – Assim como foi em 2016, a oitava edição da Brasil Ride contará com transmissão ao vivo em sua Fan Page do Facebook: www.facebook.com/BRASILRIDE.

Entre as duplas campeãs da categoria open do evento, apenas a equipe que venceu os dois primeiros anos, em 2010 e 2011, não terá representantes na oitava edição da Brasil Ride, os bicampeões Robert Novotny e Kristian Hynec, ambos da República Tcheca. Daí em diante, sete dos demais ganhadores estarão na prova, com a coincidência de não haver nenhuma repetição das parcerias campeãs neste ano.

Vencedores em 2012, Luis Leão Pinto e Tiago Ferreira voltam a competir a ultramaratona pelo segundo ano seguido no sul da Bahia. Enquanto Luis Leão fará dupla com o dinamarquês Soren Nissen, Tiago, que é o atual campeão europeu de Maratona (XCM) e vencedor do Campeonato Mundial de XCM 2016, terá ao seu lado o compatriota José Silva. “Há cerca de uma semana, Periklis Ilias (GRE) ficou doente e não poderá ir comigo. Assim, pela segunda vez seguida, sou obrigado a trocar de parceiro na última hora”, revela Tiago.

“No entanto, consegui encontrar um bom colega, um atleta com muita experiência neste tipo de provas. Com o José Silva repetirei a dupla da primeira vez que disputei a Brasil Ride, em 2011. E, por conta disso, será um momento especial. Muita coisa mudou desde então, mas tenho a certeza que ambos crescemos muito como atletas. Vamos fazer uma boa equipe e, seguramente, estar na luta por um lugar no top 5”, define o português, atual vice-campeão mundial de Maratona.

Os campeões de 2013, o fluminense Henrique Avancini e o mineiro Sherman Trezza, também estarão separados. Avancini fará uma dupla de campeões da open e favoritos ao título, ao lado do tcheco Jiri Novak, vencedor em 2014 e 2015. Já Sherman estará com seu parceiro de 2016, quando venceu a categoria american men, Wolfgang Olsen, também do interior do Rio de Janeiro, e conta sua expectativa para a oitava edição do evento.

“Esta será minha quinta participação na Brasil Ride, competição que respeito bastante pelos desafios que podem surgir durante os sete dias. Na última edição, a prova foi disputada no Sul da Bahia e não mais na região da Chapada. Por isso, acredito que está exigindo um pouco mais do físico, com quatro etapas pesadas na sequência, da 2 até a 5, com altimetrias elevadas. Com certeza na Chapada também era muito dura, mas com as trilhas locais mais técnicas, o que ajudava os atletas que pilotam bem. Para esse ano, entro sem metas audaciosas. Sei que estará com um nível alto, então pretendo correr de uma forma inteligente, respeitando o limite da minha dupla”, destaca Sherman.

Quem esteve ao lado de Jiri Novak na última dupla a conquistar um bicampeonato na open (2014/2015) foi o holandês Hans Becking, que também terá um companheiro de alto nível, o dinamarquês Sebastian Fini. “Espero bastante luta e corridas rápidas. Meu companheiro, o Fini, é jovem e disputará pela primeira vez a competição. Assim, considero que nossa dupla não é favorita ao título, mas ao mesmo tempo tem um aspecto positivo que é a explosão. Assim, acho possível brigar pelas vitórias nas etapas mais curtas”, almeja Hans. “A maior expectativa no momento é de chegar logo ao calor brasileiro e também de poder ir à praia”, brinca o holandês.

Por fim, o sétimo campeão em atividade na Brasil Ride e defensor do status de atual dono da Yellow Jersey, é o italiano Fabian Rabensteiner. Para tentar manter o troféu com a equipe Trek Selle San Marco, Fabian terá a companhia de Samuelle Porro (ITA), que competiu toda a ultramaratona em 2016, mas não teve seus tempos somados até o fim devido a uma lesão de seu parceiro naquela ocasião, o também italiano Damiano Ferraro. “Tentamos nos preparar bem, mas será uma corrida difícil no final da temporada. Samuele e eu vamos para dar o nosso melhor e depois, a cada etapa, ver o que acontece”, conta Fabian.

Programação resumida da Brasil Ride 2017 – 558,2 km – 11.379 m de altimetria acumulada
14/10 – Sábado – Entrega de kit atleta em Arraial d’Ajuda
15/10 – Domingo – Etapa 1: Prólogo em Arraial d’Ajuda – 21 km e 330 m altimetria
16/10 – 2ª feira – Etapa 2: Deslocamento para o acampamento da Vila Brasil Ride (138 km e 2.199 m altimetria)
17/10 – 3ª feira – Etapa 3: Largada e chegada no acampamento (74 km e 2.559 m altimetria)
18/10 – 4ª feira – Etapa 4: Largada e chegada no acampamento (90 km e 2.712 m altimetria)
19/10 – 5ª feira – Etapa 5: Deslocamento do acampamento da Vila Brasil Ride para Arraial d’Ajuda (130 km e 1.974 m altimetria)
20/10 – 6ª feira – Etapa 6: Percurso XCO em Arraial d’Ajuda (31,8 km e 564 m altimetria)
21/10 – Sábado – Etapa 7: Última etapa e Maratona dos Descobrimentos (73,4 km e 1.041 m de altimetria)

Sobre a Brasil Ride – A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento.

A Brasil Ride tem patrocínio da Trek, Shimano, Unidas e Caixa, e apoio do Governo da Bahia e das prefeituras de Porto Seguro e Guaratinga. O evento é uma realização da Roma Comunicação e do Instituto Brasil Ride.

Mais em Ciclismo Mountain Bike