Siga o OTD

Tóquio 2020

Henrique Avancini se posiciona sobre o adiamento de Tóquio

Praticamente garantido na próxima edição dos Jogos, ciclista Henrique Avancini comenta o adiamento

Henrique Avancini
Henrique Avancini se posiciona sobre o adiamento da olimpíada de Tóquio - Foto: Divulgação

Terça-feira, 24 de março de 2020, dia em que a Olimpíada de Tóquio foi adiada. Em meio à pandemia de coronavírus, a próxima edição dos Jogos Olímpicos ficou para 2021, e diversos atletas nacionais e internacionais se manifestaram. Henrique Avancini, principal nome brasileiro no ciclismo mountain bike, deu a cara e também se posicionou.

O vídeo foi postado na rede social de Henrique Avancini, que, no dia anterior ao adiamento oficial, também tinha usado a rede para se manifestar.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Ver essa foto no Instagram

Nos últimos dias o assunto de realização de Jogos Olímpicos começou a ser muito discutido. Finalmente hoje foi adiado para 2021. Não me posicionei em relação ao adiamento ou não, pois não tinha conhecimento suficiente para expor uma opinião concreta. Talvez, até o momento, ninguém tenha. O que me chamou a atenção foram os argumentos utilizados para adiamento dos Jogos. A premissa é que não haveriam “condições ideais” de preparação. Muito justo quem busca a perfeição, se preocupar em ter as circunstâncias mais propícias. Porém eu me pergunto – e ainda mais no contexto atual – qual o papel de impacto social do atleta e do esporte? Não somos a classe que sempre fala de superação? Que conta histórias de recomeço, de garra, de fé e resiliência? Talvez esse tempo longe dos eventos seja o momento para resgatar os valores de honra do esporte, cada vez mais corrompido pelo nosso ego que insiste em nos convencer do estrelato. Pra mim, Henrique Avancini, pouco importa quando serão os Jogos…Vejo como fator importante termos somente as condições mínimas (e não ideais)para realização dos Jogos. Se o Mundo inteiro está sofrendo e o que eu sei fazer melhor é competir, que eu volte a faze-lo assim que for viável. Se eu posso ser entretenimento, inspiração e uma razão para acreditar no recomeço, porque eu não me sacrificaria!? O Mundo inteiro precisa lutar, se adaptar e seguir adiante. Qual o direito do universo esportivo agir diferente? Vou me preparar como puder para, quando chegar o momento e eu tiver a chance de competir em alto nível, que eu faça da melhor maneira possível e sem esquecer os reais motivos e valores que me inspiraram a ser atleta. Nesses últimos 3 dias, pela primeira vez na vida, tive uma ponta de vergonha por ser atleta. Que eu e meus companheiros esportistas possamos refletir nesses tempos sobre qual o nossa responsabilidade social. 📷 @mmondini_photo

Uma publicação compartilhada por Henrique Avancini (@avancinimtb) em

Henrique Avancini ocupa a segunda colocação no ranking mundial do Cross Country (XC) e tem tudo para ser um dos nomes brasileiros mais fortes na disputa por uma medalha em Tóquio 2020.

Mais em Tóquio 2020