Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Avancini e Fumic vencem prólogo da Brasil Ride com recorde

Atuais campeões, Henrique Avancini seu parceiro alemão Manuel Fumic vencem prólogo da Brasil Ride com recorde

Henrique Avancini e Manuel Fumic na largada do Brasil Ride 2019
(Fabio Piva/Brasil Ride)

A décima edição da Brasil Ride começou neste domingo (20), em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro (BA), com quebras de recordes. Em um prólogo com praticamente a mesma distância dos anos anteriores na cidade litorânea, porém com trilhas reformuladas visando deixar o circuito com melhor fluidez, Henrique Avancini (BRA) e Manuel Fumic (ALE), da Cannondale Factory Racing XC, largaram na frente em busca do bicampeonato da parceria, fato que garantiria ao brasileiro isolar-se como o maior campeão do evento, com quatro títulos.

Henrique Avancini e Fumic não só largaram na frente, como quebraram o recorde da etapa desde que ela é disputada em Arraial d’Ajuda, concluindo em 43min48.

O top 3 do dia teve ainda Sebastian Fini (DIN) e Julian Schelb (ALE), em 44min39, da CST Sandd American Eagle MTB Racing Team, e Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL), em 44min52, da DMT Racing Team. Considerados entre os favoritos, Kristian Hynek (CZE) e Martin Stosek (CZE), da Vitalo Future Cycling PWD by Canon, foram sétimos colocados.

O campeão olímpico Jaroslav Kulhavy, ao lado de Matous Ulman, dupla da Specialized Racing, foi apenas a 14ª colocada do dia, após ambos furarem um de seus pneus no mesmo momento e estão a quase 5 minutos dos líderes.

Em busca do tetracampeonato, Henrique Avancini avaliou a primeira disputa do evento. “Ano passado as condições eram bem mais pesadas. Tivemos um prólogo com chuva, o que tornou o percurso mais lento. Porém, andamos bem melhor do que em 2018, com a diferença de que, naquela ocasião, o Fumic foi predominante na dupla e dessa vez fomos equilibrados. Chegamos para essa edição bem mais balanceados desde o início. Geralmente no prólogo é onde sinto mais e depois vou crescendo e estou bem satisfeito com a forma que nos apresentamos”, avaliou Henrique Avancini. “Ficamos quase um minuto na frente do Fini, que venceu nos últimos dois anos esta etapa. Isso é um bom sinal e mostra que estamos em boa forma”, completou.

O alemão Fumic também comentou sobre a possibilidade de conquistar outro título ao lado de seu companheiro de equipe. “Falei anteriormente que as condições do tempo terão papel importante na briga pelo título e o prólogo foi um aperitivo do que vai acontecer. Teremos etapas brutais pela frente. Foram apenas 20 km, mas é muito bom iniciar bem em uma corrida por etapas. Ninguém guardou nada de energia. Demos tudo e espero que o nosso esforço seja suficiente para, ao fim dos sete dias, terminarmos com camiseta amarela de líder da elite masculina”, analisou Fumic.

Elite feminina

Atual campeã brasileira de Maratona (XCM) e Cross Country Olímpico (XCO), Letícia Cândido repetiu a fórmula de Avancini, que também detém os dois títulos nacionais nesta temporada, vencendo a etapa e garantindo o recorde, ao lado de Hercília Najara.

A dupla Corinthians Audax / Tripp Aventura concluiu os 19,5 km do prólogo em 57min11. Completaram o top 3 as duplas formadas por Raiza Goulão e Angelita Parra, da Corinthians Audax / FSA / CBZ-7C, em 59min29, e Jaqueline Mourão e Danilas Ferreira, Sense Factory Racing / Tropix, em 59min33.

“Desde o início traçamos uma meta para essa prova de abertura. Não tinha outra estratégia, senão fazer força. Cumprimos isso e nos divertimos durante o percurso. O resultado veio e, por isso, estamos contentes e lisonjeadas. Alegria imensa nesse momento, mas agora temos que colocar os pés no chão porque amanhã (segunda-feira) teremos 140 km, algo muito desgastante. O estilo do prólogo é realmente o que curtimos. Uma maratona longa será, sem dúvida, desafiadora. Vamos curtir e aproveitar a liderança, porém focar em descansar”, disse Letícia.

“Foi maravilhoso este primeiro dia. Fizemos o reconhecimento e deu para sentir que o prólogo tinha as características que eu mais gosto, exigindo técnica e dificuldades nas subidas. Em trechos mais rápidos, deu para surfar bastante e se divertir”, contou Hercília Najara. “Foi só o começo. Abrimos vantagem, fruto do nosso trabalho e parceria, além do que fizemos na prova. a Letícia é completa e me ajudou bastante. Essa é a ideia. Uma ajudar a outra e dar tudo de si”, concluiu.

Café dos Guarinis no Brasil Ride

A programação deste domingo (20) começou com o tradicional café da manhã dos Guarinis, atletas que completaram a Brasil Ride três ou mais vezes. Além de contar com diversos ciclistas nacionais e internacionais, o evento foi prestigiado por representantes da prefeitura municipal de Porto Seguro, como a prefeita Cláudia Silva Santos Oliveira.

Nesta segunda-feira (21) os ciclistas largam para a segunda etapa da Brasil Ride, a mais longa de todas, com 143 km e 2.654 m de altimetria acumulada. O percurso tem partes diferentes dos últimos anos.

Os primeiros 12 km são estradões de terra, em que os pelotões começarem a se dissolver. Em seguida, entram no single track apelidado de Avatar, uma unidade de conservação de Mata atlântica, com cerca de 7 km, em local que não é aberto ao público.

Na sequência, trechos de estradas de terra longos, espaços largos com bastante aclive e declive, até o km 90. Daí para frente é quando voltam a ter os single tracks, além de subidas, já com a vista das pedras no interior da região de Guaratinga. As subidas mais difíceis ficam nos últimos 40 km de prova. Os primeiros colocados devem concluir em cerca de 6 horas, em virtude do tamanho da etapa ter aumentado.

Prólogo – Top 5 elites

Masculino
1- Henrique Avancini (BRA) / Manuel Fumic (ALE) – 43min48
2- Sebastien Fini (ALE) / Julian Schelb (ALE) – 44min39
3- Tiago Ferreira (POR) / Hans Becking (HOL) – 44min52
4- Lukas Kaufmann (BRA) / Konny Looser (SUI) – 45min43
5- Halysson Ferreira (BRA) / Nicolas Rafhael (BRA) – 45min57

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ciclismo Mountain Bike