Siga o OTD

Caratê

Conheça os atletas que mantêm vivo o sonho por Tóquio 2020

O Clube Esperia, em São Paulo, recebeu o Pré-Olímpico Nacional, que definiu quem vai representar o Brasil no Pré-Olímpico Mundial.

(Foto: Renato Aoki)

O ano de 2020 é especial para o caratê: será a primeira vez que a modalidade estará presente em uma edição dos Jogos Olímpicos. E nesta semana, os atletas brasileiros deram um passo importante no caminho rumo a Tóquio. O Clube Esperia, em São Paulo, recebeu o Pré-Olímpico Nacional, que definiu quem vai representar o Brasil no Pré-Olímpico Mundial. 

O destaque foi Douglas Brose na categoria -75kg. Normalmente, o carateca de Santa Catarina luta na categoria 60kg, que não será disputada nas Olimpíadas (entenda mais clicando aqui). Com chances remotas de ir a Tóquio na categoria olímpica 67kg, já que disputa vaga com Vinícius Figueira, ele optou por lutar na categoria -75kg, 15kg acima do seu peso habitual, venceu e garantiu a vaga no Pré-Olímpico Mundial. 

+Brose muda de categoria e vai ao Pré-Olímpico Mundial

Além dele, mais cinco atletas se consagraram os campeões do Pré-Olímpico Nacional e com isso, quase todas as vagas para o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em maio na França, estão definidas. Confira abaixo todos os campeões e a situação das vagas para o torneio classificatório final para Tóquio 2020.

Confira os campeões

Kata masculino: Dyun Kimura 

(Foto: Renato Aoki)

Sem conseguir vaga pelo ranking nem pelo Campeonato Brasileiro, Dyun, 10º melhor atleta do país, disputou a Seletiva Nacional e foi campeão, se credenciando para a disputa do Pré-Olímpico Nacional. Mais uma vez, ele foi para a final e surpreendeu, derrotando o vice-líder do ranking nacional, Lucas Santos e garantindo a vaga no Pré-Olímpico Mundial. 

Kata feminino: Nicole Yonamine

(Foto: Divulgação)

Na final do Kata feminino, Nicole Yonamine e Naomi Hypólito reeditaram a decisão do Campeonato Brasileiro de 2019. O desfecho, porém, foi diferente. Desta vez, quem levou a melhor foi a líder do ranking e a melhor brasileira no ranking mundial (55ª colocada), Nicole Yonamine. De família tradicional no caratê e treinada por sua mãe, Simone Yonamine, ela vai representar o Brasil em Paris e tentar uma vaga em Tóquio 2020.

Kumite -75kg masc: Douglas Brose

Douglas Brose - Pré-Olímpico
(Foto: Renato Aoki)

A categoria sofreu dois desfalques de peso: Hernani Veríssimo e Marcos Anjos, líder e vice-líder do ranking nacional, respectivamente, não puderam competir devido a lesões no ligamento do joelho. Assim, a disputa ficou entre Willians Quirino e Alisson Sobrinho, campeã e vice-campeão brasileiros, respectivamente, e o craque Douglas Brose e Edemilson Santos, classificados pela Seletiva Nacional.

Na última luta do rodízio, uma prévia da final, que seria entre Alisson Sobrinho e Douglas Brose. E quem levou a melhor foi Alisson, fechando o rodízio na primeira colocação, com nove pontos, contra seis de Brose. 

Na grande decisão, equilíbrio até o fim. A experiência de Brose, porém, falou mais alto e o multicampeão venceu o duelo, conquistando a vaga no Pré-Olímpico Mundial de Paris.

+ SIGA NOSSO PERFIL OFICIAL NO INSTAGRAM

Kumite -61kg fem: Sabrina Pereira

(Foto: Renato Aoki)

Apesar do fim do Pré-Olímpico Nacional, a categoria -61kg sofre um imbróglio. Pelo regulamento da Confederação Brasileira de Caratê, o atleta que estiver entre os 30 melhores do mundo se garantem direto no Pré-Olímpico Mundial. Hoje, Stephanie de Lima é a líder do ranking nacional e a número 30 do mundo, ficando no limite da vaga. 

Na disputa desta sexta-feira em São Paulo, ela acabou derrotada na final por Sabrina Pereira, que se classificou através da Seletiva Nacional. Como ainda há competições por vir até o fechamento do ranking olímpico no dia 1º de abril, caso Stephanie perca posições e saia do top 30, quem herda a vaga no Pré-Olímpico Mundial é Sabrina. 

Kumite +75kg masc: Filipe Alberto

(Foto: Renato Aoki)

Também sem conseguir vaga pelo ranking nem pelo Campeonato Brasileiro, Felipe Alberto venceu a Seletiva Nacional na categoria -84kg e se classificou para o Pré-Olímpico Nacional, no qual novamente alcançou a final, desta vez na categoria olímpica+75kg.

E na decisão, o carioca surpreendeu e venceu o líder do ranking e atual campeão brasileiro na categoria +84kg, Adam Ramos, que caiu no choro após a derrota. Assim, Filipe assegurou a vaga no Pré-Olímpico Mundial. 

Kumite +61kg fem: Brenda Padilha

(Foto: Reprodução)

A última categoria do Pré-Olímpico Nacional foi a maior em número de atletas e também a mais equilibrada. Depois de cinco rodadas, três atletas terminaram o rodízio empatadas e precisaram duelar mais duas vezes entre si para definir a final.

Esgotadas mental e fisicamente, Brenda Padilha e Bárbara Rodrigues avançaram à decisão após 10 lutas no total. E com segundos de luta, ambas precisaram de atendimento médico após sentir o tornozelo direito. Com muito apoio da torcida presente, as duas foram guerreiras e lutaram até o final. No detalhe, quem levou a melhor foi Brenda, que, aos prantos, saiu campeã, garantindo a vaga no Pré-Olímpico Mundial.

Kumite -67kg masc e Kumite -55kg fem: não foram disputadas
Nos dois casos, as categorias não foram disputadas porque ambas já têm atletas entre os 30 melhores do mundo e pelo regulamento da CBK, esses atletas se garantem direto no Pré-Olímpico Mundial.

Na -55kg feminina, a representante do Brasil já está definida: Valeria Kumizaki, a atual 19ª colocada do ranking mundial. Já na -67kg masculina, dois atletas ainda disputam a vaga: Vinicius Figueira, o atual sexto colocado, e Douglas Brose, o nono. 

Como ainda há competições por vir antes do fechamento do ranking olímpico, Brose ainda pode ultrapassar o compatriota e disputar o Pré-Olímpico Mundial em sua categoria habitual. Caso isso não aconteça, Figueira assegura a vaga na categoria e Brose vai a Paris disputar a -75kg. Lembrando que o ranking olímpico fecha em 1º de abril.

Mais em Caratê