Siga o OTD

Caratê

Pré-Olímpico Nacional: tudo sobre o caminho do Brasil rumo a Tóquio

Entre os dias 5 e 7, o Clube Esperia, em São Paulo, recebe a Seletiva e o Pré-Olímpico Nacional de Caratê, que definirá quem vai para o Pré-Olímpico Mundial em Paris

Pré-Olímpico
Divulgação

Falta pouco para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e à medida em que a maior competição do mundo se aproxima, os representantes do Brasil no Japão vão sendo definidos. Nesta semana, é a vez do caratê. A partir desta quarta-feira, o Clube Esperia, em São Paulo, recebe a Seletiva e o Pré-Olímpico Nacional da modalidade, que definirão os atletas que vão disputar o Pré-Olímpico Mundial. E o Olimpíada Todo Dia explica todos os detalhes do processo de classificação. Confira!

Nos dias 5 e 6 será realizada a Seletiva Nacional de Kata e Kumite, respectivamente. Os campeões se classificam para a disputa do Pré-Olímpico Nacional, que acontece nesta sexta-feira, dia 7, além de garantirem vaga no Campeonato Sul-Americano de 2020 e no Pan-Americano também de 2020. 

O Pré-Olímpico Nacional, por sua vez, classifica os campeões de cada categoria para o Pré-Olímpico Mundial, que será disputado em Paris, na França, entre os dias 8 e 10 de maio. 

Participam do Pré-Olímpico Nacional os campeões e vice campeões do Ranking e do Campeonato Brasileiros de 2019, além dos vencedores da Seletiva Nacional.

Há, no entanto, dois detalhes importantes. O primeiro é em relação às categoria do caratê kumite. Nas competições chanceladas pela Federação Internacional, há cinco categorias no feminino (-50kg, -55kg, -61kg, -68kg e +68kg) e cinco no masculino (-60kg, -67kg, -75kg, -84kg e +84kg). Nas Olimpíadas, porém, serão apenas três categorias por gênero: -55kg, -61kg e +61kg no feminino e -67kg, -75kg e +75kg no masculino. 

Desta forma, o Pré-Olímpico Nacional já seguirá a divisão olímpica, de maneira que as categorias não olímpicas serão “integradas” nas olímpicas. Por exemplo, a categoria olímpica +61kg será disputada pelos campeões e vice-campeões das categorias -68kg e +68kg. 

+CONHEÇA NOSSO NOVO BLOG: LAGUNA OLÍMPICO

O segundo detalhe é que nem todas as categorias serão disputadas no Pré-Olímpico Nacional. Isso porque as que já têm atletas entre os 30 melhores do mundo se garantem direto no Pré-Olímpico Mundial. É o caso do -67kg masculino e do -55kg feminino, que têm Douglas Brose (nono do mundo na categoria -60kg), Vinícius Figueira (sexto do mundo na categoria -67kg) e Valéria Kumizaki (19ª do mundo na categoria -55kg).

Há ainda um terceiro ponto importante. Com a junção entre as categorias -60kg e -67kg masculinas, Douglas Brose e Vinícius Figueira disputam a mesma vaga, já que apenas um atleta por categoria vai ao Pré-Olímpico Mundial.

Desta forma, somente um deles poderá representar o Brasil em Tóquio e é provável que a Confederação Brasileira de Caratê leve quem estiver melhor ranqueado entre os dois para a competição em Paris. O ranking olímpico se encerra no dia 6 de abril. 

Entenda a classificação olímpica no caratê

Os quatro primeiros colocados de cada categoria no ranking olímpico se classificam direto para Tóquio, sendo que só pode haver um atleta por país. Nas categorias em que juntam dois pesos, como -60kg e -67kg, vão os dois melhores de cada peso. 

Desta forma, Brose ou Figueira ainda podem se classificar diretamente através do ranking, caso melhorem suas posições atuais. No entanto, mesmo que um deles consiga a vaga direta, o outro não poderá disputar o Pré-Olímpico Mundial, já que só pode haver um atleta de cada país por categoria. 

+ SIGA NOSSO PERFIL OFICIAL NO INSTAGRAM

O Pré-Olímpico dará três vagas para Tóquio por categoria, que se somarão às quatro vagas diretas pelo ranking. Ainda assim, sobram 12 vagas no total (máximo de três por categoria), que levarão em conta o desempenho continental dos atletas. Ou seja, são levados em consideração, por exemplo, os resultados dos Jogos Europeu e Pan-Americano realizados no ano passado em Minsk (Belarus) e Lima (Peru), respectivamente. 

Desta maneira, os medalhistas de ouro dos jogos continentais que ainda não estiverem classificados pelo ranking ou pelo Pré-Olímpico ganham uma vaga. Caso, por exemplo, da brasileira Valéria Kumizaki, campeã do Pan de Lima 2019, se ela não conseguir a classificação em Paris. 

Assim, no total, serão 68 vagas distribuídas (sem contar as vagas dadas ao país sede) entre Ranking, Pré-Olímpico Mundial e desempenho continental, com máximo de 10 atletas por categoria.

Mais em Caratê