Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Copa Brasil de Canoagem Velocidade terminou neste domingo em Curitiba

Terminou neste domingo (12), no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba, a Copa Brasil de Canoagem Velocidade reunindo atletas de diversos estados do país. A competição abriu o calendário de disputas das modalidades deste ano e reuniu atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos  e muitos outros que começam agora a dar suas primeiras remadas em direção aos seus sonhos esportivos.
Exemplo olímpico
“Edinho” (34 anos) como é conhecido o canoísta Edson Silva, é atleta olímpico na Canoagem Velocidade, e é exemplo para os atletas de todas as categorias. Sua trajetória faz parte da evolução do esporte no Brasil. “Sou novo ainda, mais um dos mais experientes. Consegui destaque 200m e agora me consagrei também nos 1000m, espero poder fazer ainda mais e representar o Brasil quem sabe nas duas distâncias e ser exemplo para vários atletas”, falou o atleta.
Nestes dois dias de competição disputou as provas de K1 1000 e 200m e de K2 200m e mostrou que a experiência aliada a muito treino faz diferença nos resultados. Edinho conquistou medalhas nas três provas que disputou, uma prata e dois bronzes.
Canoa Feminina Tóquio 2020
A Canoa Feminina entrou na água hoje na Copa Brasil e a disputa foi bonita entre as atletas seniores do Brasil. Neste ciclo olímpico as atletas têm um desafio a mais: a modalidade fará parte dos Jogos Tóquio 2020. Estarão na programação as provas C1 200m e C2 500m.
O Brasil trabalha para estar entre as principais atletas em disputa e entre elas estão Valdenice Conceição (C1), que conquistou ano passado medalha em Copa do Mundo e teve 100% de aproveitamento em competições. Na disputa do C2 as atletas Ângela Aparecida e Andrea Oliveira também estão entre as cotadas para a classificação.
“A importância de fazer parte dos Jogos é imensa, lutamos por 12 anos por isso e agora estaremos em Tóquio. Agora é treinar mais forte e focado para conseguir a nossa vaga e fazer nosso trabalho”, comentou Valdenice que foi ouro na Copa Brasil na prova C1 200m.
ALECA e CCSJP sagram-se campeãs gerais
Nas disputas pelos títulos de campeã geral na Canoagem Velocidade quem levou o troféu foram a ALECA e o CCSJP, respectivamente. A ALECA (Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem – São Leopoldo/RS) sagrou-se campeã com 167 pontos, seguida por APEN (Associação Pirajuense de Canoagem – Piraju/SP) com 163 pontos e CRC (Clube de Regatas Cascavel – Cascavel/PR) com 139.
Legado Olímpico e Novo Ciclo
Além da organização e toda estrutura montada para a realização da Copa Brasil, em Curitiba, foi notada nas águas do Parque Iguaçu os catamarãs utilizados nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e que hoje fazem parte do legado da Canoagem Brasileira.
O presidente da CBCa, João Tomasini Schwertner, destaca que este ano é início de um longo trabalho que culminará em Tóquio 2020, momento de revelação e aprimoramento de tudo que foi feito até hoje. “Mostramos no Rio de Janeiro (Rio 2016) a força da Canoagem Brasileira para todo mundo. Agora é o momento do início de um novo ciclo olímpico e continuidade e evolução de nosso trabalho”, afirmou.
Para o representante do BNDES, Vinicius Cunha, a parceria entre o banco e a Canoagem Brasileira já se mostrou vitoriosa com os resultados conquistados nos últimos anos, principalmente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. “O BNDES e a Canoagem Brasileira comemoraram bastante os resultados, mas agora é a hora de recomeçar outro ciclo olímpico”, ressaltou.
Confira em detalhes o vencedor de cada bateria aqui.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Velocidade