Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção Brasileira embarca para Portugal para o Mundial

Cezar Loureiro/MPIX/CPB

Seleção Brasileira embarca neste sábado (11), para Montemor-o-velho, em Portugal, para a disputa do Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem

A Seleção Brasileira de paracanoagem embarca neste sábado, 11, para a cidade de Montemor-o-Velho, em Portugal, para treinamento e últimos ajustes tendo em vista o Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem. A competição acontecerá de 22 a 26 de agosto.

O Brasil terá sete representantes: Caio Ribeiro (KL3-VL3) – medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, Debora Raiza (KL2-VL2), Fernando Rufino (KL2), Giovane Vieira (KL3), Igor Alex (VL2), Luis Carlos Cardoso (KL1-VL2) – medalhista de ouro e de bronze no último Mundial, Mari Santilli (KL3).

Nesta semana, de 13 a 17 de agosto, a equipe nacional se reuniu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, para treinos, avaliações físicas e fisioterapia com profissionais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e comissão técnica da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Os treinos na água aconteceram na Associação dos Funcionários Públicos de São Paulo, em São Bernardo do Campo.

“A cada dois meses fizemos semanas de treinamento no CT e essas fases foram importantes para percebermos como os atletas estavam e com a ajuda da equipe do departamento de Ciência do esporte do CPB, notamos a evolução dos atletas ao longo do ano. Apesar desta competição ainda não ser classificatória para Jogos, será uma competição importante para os técnicos avaliarem os atletas, verem o que precisa ser ajustado para as competições do ano que vem que são classificatórias”, disse Angélica de Jesus Rozalen, auxiliar-técnica da Seleção.

Internacionalmente, o calendário da modalidade reserva para o mês de setembro o Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade e Paracanoagem, no Canadá. Já o Campeonato Brasileiro acontecerá de 30 de agosto a 2 de setembro, em Curitiba, Paraná.

Time São Paulo
O atleta Luis Carlos Cardoso é integrante do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo que beneficia 62 atletas e seis atletas-guia de dez modalidades.

Mais em Paralimpíada Todo Dia