Siga o OTD

Canoagem Slalom

Brasileiro se destaca em seletiva para os Jogos da Juventude

Foto: Divulgação / CBCa

O brasileiro Diego Nascimento disputou a canoa simples masculina e ficou com a sexta posição no ranking final da seletiva da canoagem para os YOGs

A seletiva da canoagem para os Jogos Olímpicos da Juventude teve início nesta quinta-feira (12). A competição reúne atletas em Barcelona, na Espanha, para competir na canoa e no caiaque pelo masculino e feminino, tanto na modalidade slalom quanto na velocidade.

O Brasil conta com três representantes na competição. Diego Nascimento foi o melhor colocado entre eles – o atleta conseguiu o sexto lugar na canoa masculina velocidade. Também na canoa, João Victor Vieira ficou em 49º na disputa. Por fim, pelo feminino, Maria Eduarda Schilkmann representa o país na canoa e no caiaque. No C1 feminino, ela ficou em 45º, enquanto no K1 ela ficou com a 71ª posição.

Canoagem nos Jogos Olímpicos da Juventude

A competição da canoagem segue um sistema diferente nos Jogos Olímpicos da Juventude. As provas seguem um formato de mata-mata. Na canoagem velocidade, a competição conta com dois atletas em um percurso reto por 80m e com duas curvas, uma para a direita e outra para a esquerda.

Já a seletiva da canoagem slalom, que começa no sábado (14), será realizada em águas calmas ao invés das tradicionais corredeiras. Os atletas precisam remar em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta. Além disso, movimentos específicos da modalidade devem ser realizados no trajeto.

Caso um atleta se classifique para os Jogos da Juventude no caiaque, por exemplo, terá que disputar tanto na velocidade quanto no slalom. Ao final da competição, os resultados das provas serão somados e os países selecionados para os YOGs serão escolhidos por meio do ranking – a América conta com três vagas.

Canoa simples masculina – Canoagem velocidade

Diego Nascimento foi um dos destaques da canoa simples masculina nesta quinta (12). O baiano enfrentou Bingcheng Wang, da China, nas qualificatórias e conseguiu vencer em 1min50s90. O resultado deixou Diego na quinta posição e com uma vaga nas quartas de final.

Em seguida, ele enfrentou Islomjon Abdusalomob, do Uzbequistão, mas não conseguiu vencer. Ele completou o percurso em 1min58s57, enquanto Abdusalomob completou a corrida em 1min54s31. O tempo o deixou em sexto lugar na classificação geral.

Já João Victor não conseguiu passar das qualificatórias. Ele e Zakhar Nestserovich, de Belarús, fizeram o primeiro confronto da competição. O brasileiro ficou com a 49ª posição, no tempo de 4min00s92.

Caiaque feminino simples – Canoagem velocidade

Maria Eduarda Schlikmann ficou com a 71ª posição na disputa do caiaque feminino simples. Ela foi derrotada nas qualificatórias por Emily Valenzuela, do Chile. A brasileira conseguiu o tempo de 3min03s59.

Canoa feminina simples – Canoagem velocidade

Maria Eduarda voltou às águas na manhã desta sexta-feira (13). Na competição da canoa feminina simples, ela enfrentou a checa Tereza Kneblová e foi derrotada ainda nas qualificatórias, ficando com a 45ª posição. Ela completou o percurso em 5min31s77, à frente apenas de Boudraa Ghada, da Algéria, que marcou um tempo de 5min45s39.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Canoagem Slalom