Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Após susto, Isaquias vai à final do Mundial no C-1 1000m

Apesar do susto que deu e quase cair nas eliminatórias, Isaquias Queiroz vai bem na semi e garante vaga na final do C-1 100m

Dono de três medalhas olímpicas e principal nome do esporte no Brasil, Isaquias Queiroz deu um susto nas eliminatórias, mas garantiu presença na final do C-1 1000m do Mundial de canoagem velocidade, que está sendo disputado em Racice, na República Tcheca. O canoísta liderava sua bateria nas eliminatórias, quando sentiu um problema, quase caiu do barco e acabou ficando em segundo lugar. Se tivesse vencido, teria garantido a vaga direta para a disputa pela medalha. Mas como ficou em segundo, teve que disputar a semifinal, etapa que, no entanto, conseguiu a vitória com tranquilidade para poder brigar pelo pódio da prova no sábado.

+ VEJA TODOS OS RESULTADOS DOS BRASILEIROS NO MUNDIAL

O susto aconteceu nos últimos metros da eliminatória em que Isaquias Queiroz disputou por conta de um desgaste. No momento do ocorrido, o brasileiro se desequilibrou e por pouco não caiu. Com isso, o tcheco Martin Fuksa se aproveitou para ultrapassá-lo, vencer a bateria e garantir a vaga direta para a final. O médico da CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem), William Youssef, explicou ao GloboEsporte.com que Isaquias teve uma dispneia ou falta de ar devido ao esforço intenso.

Apesar do problema, Isaquias Queiroz fez o segundo melhor tempo entre todos os participantes ao marcar 3min54s125. Ele só ficou atrás de Fuksa, que fez 3min52s192, mas foi melhor do que os vencedores das outras baterias: o alemão Sebastian Brendel (3min58s788) e o uzbeque Nurislom Tuktazin Ugli (4min01s008).

Na semifinal, Isaquias Queiroz preferiu dosar energia, mas venceu com tranquilidade ao marcar 3min57s612, garantindo a classificação para a decisão. “A semifinal não estava tão forte. Jesús (Morlan, técnico espanhol do brasileiro) falou para sair bem, mas segurar o ritmo para não fazer igual de manhã e, no final, dar um gás para todo mundo ver que estou em forma. A diferença é que de manhã não tinha vento, era uma prova para ser muito demorada. Eu saí muito, muito forte e acabei estourando no final, mas foi bom para ganhar um pouco de ritmo, de velocidade. Foi bom, estou feliz”, disse Isaquias Queiroz depois da prova ao GloboEsporte.com.

Isaquias Queiroz, no entanto, não foi o único brasileiro a conseguir vaga na final do Mundial de canoagem velocidade. No C2 500m feminino, a dupla formada por Angela da Silva e Andrea Oliveira ficou em terceiro em sua bateria nas eliminatórias com o tempo de 2min09s096 e, depois, com quase o mesmo tempo (2min09s176), voltaram a ficar em terceiro na semifinal, garantindo um lugar entre os finalistas da prova.

No K-1 1000m masculino, Vagner Souta passou das eliminatórias ao ficar em quinto lugar na bateria com a marca de 3min39s437, mas não conseguiu avançar para a disputa por medalha ao terminar em quarto lugar sua semfinal com 3min37s988. O brasileiro vai disputar a Final B da prova.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Canoagem Velocidade