Siga o OTD

COB

Sebastían Cuattrin é o primeiro canoísta no Hall da Fama do COB

Argentino naturalizado brasileiro, Cuattrin foi o primeiro finalista olímpico do Brasil na canoagem

Sebastían Cuattrin - Hall da Fama COB - Canoagem
Cuattrin foi o primeiro finalista olímpico do Brasil na canoagem (Foto: Divulgação/COB)

O Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) contará pela primeira vez na história com um canoísta. Sebastían Cuattrin, ex-atleta da canoagem velocidade foi anunciado como um dos 10 novos integrantes do grupo de homenageados.

Cuattrin nasceu em Rosário, na Argentina, mas se mudou para o Brasil ainda criança com a família, que optou pela naturalização. Na carreira esportiva na canoagem foram quatro participações em Jogos Olímpicos, nove medalhas em Copas do Mundo, 11 em Jogos Pan-americanos e 25 em edições do Sul-americano ao longo de 22 anos defendendo o Brasil.

+Nadador Tetsuo Okamoto é eleito para o Hall da Fama do COB
+‘Diabo Loiro’, Wlamir Marques entra para o Hall da Fama do COB

Seu maior feito foi ter conquistado a primeira final olímpica para a canoagem brasileira durante a edição dos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, competindo no K1 Masculino 1000 metros, no qual garantiu a oitava colocação.

“Receber esse reconhecimento é uma enorme honra que muito me emociona e alegra! É uma notícia maravilhosa e um enorme privilégio ser agraciado com essa homenagem ao lado de tantos campeões mundiais e medalhistas olímpicos”, celebrou Cuattrin.

Para João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), a escolha de Cuattrin é uma honra para a modalidade. “É um grande orgulho pra nós. Sebastían Cuattrin fez história na canoagem velocidade e os resultados dele ficarão marcados na nossa história. Estar no Hall da Fama do COB, onde os principais nomes do esporte nacional estão marcados para sempre, é uma forma de gratidão para ele que tanto buscou bons resultados para o Brasil”, comemorou.

Sebastían Cuattrin - Hall da Fama COB - Canoagem
Brasil foi ouro no Pan de 2007 no K4-100m (Foto: Divulgação/CBCa)

Variedade de esportes

A seleção de homenageados deste ano conta ainda com: Adhemar Ferreira da Silva (atletismo), Aída dos Santos (atletismo), Aurélio Miguel (judô), Bernard Rajzman (vôlei), Reinaldo Conrad (vela), Sebastián Cuattrin (canoagem velocidade), Tetsuo Okamoto (natação), Wlamir Marques (basquete), além do treinador Nelson Pessoa (hipismo saltos).

Com a entrada de Cuattrin e da canoagem, além do primeiro membro do futebol e também do hipismo, o Hall da Fama do COB chega a 11 esportes contemplados, praticamente metade do número de homenageados (24) até o momento.

“Os nomes selecionados para o Hall da Fama do COB em 2020 comprovam que o Brasil é um país multiesportivo. Nossos atletas conquistaram grandes resultados em diversas modalidades e em diferentes épocas. Já são 11 esportes representados e muitos outros ainda estão por vir. A cada ano nosso Hall da Fama vai ficando mais valioso e completo”, destacou o diretor geral do COB, Rogério Sampaio.

Hall da Fama do COB

Criado em 2018, o Hall da Fama homenageou em sua primeira edição, no Prêmio Brasil Olímpico, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a receber a medalha Pierre de Coubertin; o velejador Torben Grael, maior medalhista olímpico brasileiro; e a dupla de vôlei de praia Sandra Pires e Jackie Silva, primeiras campeãs olímpicas brasileiras.

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o COB realizou o processo de eleição dos novos integrantes do Hall da Fama totalmente online. Os integrantes da Comissão Avaliadora receberam virtualmente os formulários de votação, e a reunião ocorreu por meio de videoconferência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A comissão foi formada por sete membros da diretoria do COB; dois integrantes da Comissão de Atletas do COB; quatro do Conselho de Administração do COB; e apenas um dos representantes nacionais do Comitê Olímpico Internacional (COI), Andrew Parsons. Já Bernard Rajzman, que também estaria apto a participar, acabou sendo excluído do processo de eleição para evitar conflito de interesses.

Cuattrin e os novos integrantes do Hall da Fama participarão de cerimônias organizadas pelo COB, na qual deixarão as marcas de suas mãos ou de seus pés em moldes. Estes serão posteriormente expostos em um espaço exclusivo no Centro de Treinamento Time Brasil, localizado no Parque Aquático Maria Lenk, Rio de Janeiro. No caso de Adhemar Ferreira da Silva e Tetsuo Okamoto, já falecidos, haverá homenagens póstumas.

Mais em COB