Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

De olho no Mundial, trio domina Pan e Sul-Americano

Caio Ribeiro, Luis Carlos Cardoso e Igor Tofalini são os principais atletas do Brasil na paracanoagem de velocidade e grandes favoritos a medalharem no Campeonato Mundial da modalidade

Os relógios da Universidade de São Paulo marcavam 5º graus quando os primeiros barcos caíram na raia olímpica, na manhã deste sábado (6). Com grande parceria e apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, o local sediou o Campeonato Sul-americano e Pan-americano de Paracanoagem de velocidade.

Os dois eventos simultâneos reuniram os melhores nomes da modalidade. Entre os mais de 30 atletas do continente, três nomes chegaram com enorme moral e não decepcionaram. Caio Ribeiro, Luis Carlos Cardoso e Igor Tofalini são os principais atletas do Brasil na paracanoagem e grandes favoritos a medalharem no Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado em Szeged, na Hungria, de 21 a 25 de agosto.

Os três, como esperado, faturaram medalhas no Sul-americano e Pan-americano de Paracanoagem, mas não esconderam que estão com a cabeça no Mundial da Hungria. “O foco é 100% na Hungria, essa prova aqui é só para ver como está o treinamento dos últimos dois meses, a gente não parou pra pensar aqui. Estou bem animado”, disse Caio Ribeiro, principal nome brasileiro da modalidade.

Igor Tofalini também não escondeu seus objetivos. “O evento serviu para ter uma ideia da preparação. Agora é se preparar ainda mais forte nessas sete semanas até o mundial na Hungria, um campeonato muito importante, onde todos os atletas querem participar, querem ter um bom resultado”.

Na mesma linha, Luis Carlos Cardoso, outro expoente da modalidade, comentou sobre a expectativa para o Mundial. “O nosso foco maior é sempre o mundial. Todo atletas pensa assim. É o campeonato mais importante. Ainda mais em ano de decisão para a corrida paralímpica. Não tem como ser de outro jeito.”

Por outro lado, mesmo com a cabeça no evento do ano, o trio fez questão de valorizar o evento realizado na raia olímpica da USP. “O bom é que a América Latina está crescendo na paracanoagem. O exemplo da Argentina diz tudo. Normalmente eles trazem só um atleta e dessa vez vieram seis. Isso é muito bom. O Brasil segue sendo o melhor do continente, mas é bom a gente estar unido, já que todos nós representamos as Américas”, disse Caio Ribeiro.

Igor Tofalini também comentou sobre o evento. “É um estimulo a mais, o campeonato está sendo sediado no Brasil, normalmente estamos sempre fora, então quando tem campeonato aqui, a gente tem que prestigiar”.

A paracanoagem está crescendo no continente, mas ainda está longe de ser incluída nos Jogos Pan-Americanos, já que não há o número suficiente de países praticantes. Luis Carlos Cardoso falou sobre o assunto. “Olha, foi bem bacana aqui em São Paulo, estou vendo novos rostos, isso é ótimo, o esporte está se desenvolvendo. E espero que isso venha crescer cada vez mais. E espero que a gente possa participar do Parapan, e isso só vai acontecer quando mais países tiverem a paracanoagem.”

Ainda sobre o crescimento da modalidade, Caio Ribeiro comentou sobre o evento ser realizado no Brasil. “Eu acho muito importante ter esses campeonato aqui na nossa casa. Mas falta divulgação, trabalho de explicar e mostrar para o nosso publico que existe esporte paralimpíco no brasil, em São Paulo, que está sendo realizado e que tem um alto nível. Tem melhorado, mas o déficit é bem grande ainda.”

CONFIRA OS RESULTADOS DAS PROVAS 

Sul-americano e Pan-americano de Paracanoagem de velocidade

VL3 Masculino 200m

1º lugar – Caio Ribeiro – Brasil

2º lugar – Ariel Atamañuk – Argentina

3º lugar – Arturo Edwards – Chile

KL1 Masculino 200m

1º lugar – Luis Carlos Cardoso – Brasil

2º lugar – Anderson Benatti – Brasil

VL2 Masculino 200m

1º Luis Carlos Cardoso – Brasil

2º Igor Tofalini – Brasil

KL3 Masculino 200m

1º lugar – Caio Ribeiro – Brasil

2º lugar – Marcos Dominguez – Argentina

3º lugar – Jorge Bispo – Uruguai

Mais em Paralimpíada Todo Dia