Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil conquista 55 medalhas no Sul-Americano de canoagem

Apesar do desempenho, time brasileiro fica atrás da Argentina na tabela geral

Diego Nascimento não vai às quartas nos Jogos Olímpicos
Divulgação

Chegou ao fim o Campeonato Sul-Americano de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, disputado na cidade de Enseada, na Argentina. Sete países marcaram presença no torneio: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Uruguai.

Ao total, foram 106 provas, nas distâncias de 1000, 500 e 200 metros, nas categorias Menor, Cadete, Júnior, Sub-23, Máster e Paracanoagem. A equipe brasileira é formada por mais de 20 atletas com representações em todas as categorias. Dentre eles, destaca-se a participação de Diego Araújo do Nascimento, que participou na última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, e o atleta Giovane de Paula.

Contando todas as modalidades do torneio, o Brasil conquistou 55 medalhas, praticamente uma média de uma medalha a cada duas provas. Foram 16 de ouro, 20 de prata e outras 19 de bronze.

O grande destaque brasileiro é a atleta Fernanda Rachid, da categoria Máster, que conseguiu medalhas de ouro em todas as quatro provas que disputou com distâncias de 200m e 500m. Duas destas em parceria com a chilena  Monica Hernandez. Diego Araújo do Nascimento foi outro com bom desempenho no Sul-Americano. Também com quatro provas disputada, o atleta brasileiro conquistou três medalhas: duas de prata (1000m – Cadete) e uma de ouro (500m – Cadete) como suplente.

Na paracanoagem, Giovane de Paula também brilhou. Na única prova que participou (200m), garantiu o ouro com o tempo de 49m56s.

Apesar do bom desempenho, o time brasileiro ficou atrás dos donos da casa. A Argentina reinou soberana no evento, conquistando incríveis 89 medalhas: 66 de ouro, 13 de prata e 10 bronze.

Lista completa dos atletas que representaram o Brasil no Sul-Americano:

Canoagem Velocidade

Tânia Santos da Paixão, Beatriz Santos Ataide, Tatilane Almeida Silva, Evely Santos Gomes, Julha Gauze de Oliveira, Luiza Lima Silva, Jonata Coutinho dos Santos, Filipe Vinicius Santana, Diego Araújo do Nascimento, Savio Jerlan Santana Vieira, Helton Santos da Silva, Helton Santos da Silva, Jéssica Tatiane Stroher, João Marcos Jarutais Baldissera, Leonardo Rocha Ferreira Mattos, Marco Antonio Voigt Navarro, Douglas Henrique Silva Carriel, Josias Castanha de Souza, William Henrique Evangelista Silva, Alysson Henrique da Silva, Jacky Jamael Nascimento Godmann, Mateus Henrique Silva Moia, José Ramos dos Santos Junior, José de Souza Pennafort Neto, Lucio Scartezini Lopes, Paulo Ricardo Barbosa da Cruz, Ubirajara Carlino e Fernanda Rachid Machado.
Comissão técnica: Luiz Carvalho Quadros Júnior (treinador), Luciana Costa (treinadora), Romerson de Matos (treinador) e Alvaro Acco Koslowski (chefe de equipe).

Paracanoagem

Giovane Vieira de Paula, Brenda Kelen Fernandes de Almeida e Patrick Pisoni Loureiro, acompanhados pelos técnicos Thiago Pupo Fonseca e Gelson Moreira.

Mais em Paralimpíada Todo Dia