Siga o OTD

Canoagem Slalom

Brasileiros caem na repescagem da seletiva slalom

Foto: Divulgação

João Victor Vieira e Maria Eduarda Schlikmann não conseguiram passar da repescagem na seletiva slalom de canoagem para os Jogos Olímpicos da Juventude; Diego Araújo ficou nas qualificatórias

Os brasileiros João Victor Vieira e Maria Eduarda Schlikmann foram derrotados na repescagem e encerraram o dia de competições pela seletiva da canoagem para os Jogos Olímpicos da Juventude.

Eles competiram, respectivamente, na canoa masculina simples e no caiaque feminino simples, ambos no slalom. Além deles, Diego Araújo também representou o Brasil no torneio, também na canoa simples.

Neste domingo (15), último dia de competições, apenas Maria Eduarda volta a participar. Ela competirá na canoa feminina simples slalom em busca de uma vaga nos Jogos da Juventude.

Canoa simples masculina

João Victor avançou em 15º para a repescagem. Ele completou o percurso em 1min27s42, a oito segundos do primeiro colocado. Na repescagem, o brasileiro não conseguiu ficar entre os três primeiros que disputariam as quartas de final. João Victor baixou o tempo para 1min26s01 e ficou em sétimo.

Ainda na canoa masculina simples, Diego Araújo ficou a apenas uma posição de disputar a repescagem. Com o tempo de 2min03s41, ele ficou em 36º e foi eliminado da disputa.

Caiaque feminino

Já no caiaque feminino simples, Maria Eduarda Schlikmann avançou para a repescagem com a 31ª posição e um tempo de 1min29s53. Na etapa seguinte, no entanto, ela não conseguiu se classificar. A brasileira foi a 21ª colocada, com o tempo de 1min28s58.

Seletiva de canoagem para os Jogos Olímpicos da Juventude

A competição da canoagem segue um sistema diferente nos Jogos Olímpicos da Juventude. As provas seguem um formato de mata-mata. Na canoagem velocidade, a competição conta com dois atletas em um percurso reto por 80m e com duas curvas, uma para a direita e outra para a esquerda.

Já a seletiva da canoagem slalom, que começa no sábado (14), será realizada em águas calmas ao invés das tradicionais corredeiras. Os atletas precisam remar em ziguezague por quatro balizas na ida e quatro na volta. Além disso, movimentos específicos da modalidade devem ser realizados no trajeto.

Caso um atleta se classifique para os Jogos da Juventude no caiaque, por exemplo, terá que disputar tanto na velocidade quanto no slalom. Ao final da competição, os resultados das provas serão somados e os países selecionados para os YOGs serão escolhidos por meio do ranking – a América conta com três vagas.

Jornalista baiana, soteropolitana, faconiana. Mestrado em jornalismo esportivo pela St. Mary's University, do Reino Unido. Bolsista Chevening 2015/2016.

Mais em Canoagem Slalom