Siga o OTD

Canoagem Slalom

Brasil conquista três pratas e um bronze no Rio Open

Ana Sátila, no K1 e C1, Felipe Borges, no C1 e Pedro Gonçalves, no K1, conquistaram as medalhas do Brasil no Rio Open de Canoagem Slalom
Acabou neste domingo, no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro, o primeiro evento internacional do Canal Rio marcado para acontecer este ano no local. Foram três dias de competições envolvendo mais de 100 canoístas de nove países do mundo que disputaram o Rio Open e a Copa Brasil de Canoagem Slalom 2018. O próximo grande evento que acontece no Parque Radical será o Campeonato Mundial Sênior de Canoagem Slalom, principal competição da modalidade em todo o ano, marcada para o mês de setembro no Rio de Janeiro.
Segundo Sebastian Cuattrin, organizador do evento, a realização de mais uma competição internacional no Parque Radical de Deodoro fortalece e mostra a capacidade da Canoagem Brasileira na organização de grande eventos da Canoagem Slalom no Brasil. “São muitos fatores e muita responsabilidade em organizar e realizar eventos deste porte. Mas o histórico de grandes competições já cumpridas pela Canoagem Brasileira nos últimos anos demonstra estamos bem preparados para receber o Mundial, em setembro, aqui no Rio de Janeiro”, ressalta.
Quem também destaca a realização da competição no Rio de Janeiro é a subsecretaria do Legado Olímpico da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Patrícia Amorim, que revela que a parceria com a Confederação Brasileira de Canoagem e o Comitê Olímpico do Brasil deu certo para a utilização do canal de Canoagem Slalom no Rio de Janeiro. “Encaramos a reabertura do Parque Radical com seriedade e determinação, e todos esses atletas merecem a utilização desse equipamento olímpico”, disse.
Resultados Rio Open
O Rio Open foi um evento internacional disputado simultaneamente à Copa do Brasil, competição também realizada para treinamento e aprimoramento técnico para o Mundial deste ano. Destaque para os medalhistas brasileiros Ana Sátila com duas pratas (C1 e K1 Femininos), Felipe Borges com a prata no C1 Masculino, e Pedro Henrique Gonçalves com o bronze no K1 Masculino.
No C1 Feminino a campeã foi a austríaca Viktoria Wolffhardt (97.98), com a brasileira Ana Sátila (99.57) em segundo lugar e a neozelandesa Luuka Jones (101.45) na terceira colocação.
No C1 Masculino o ouro ficou com o tcheco Michal Jane (85.99), a prata com o brasileiro Felipe Borges (87.96) e o bronze com o argentino Sebastian Rossi (88.69). “É uma competição muito importante para sabermos como está nosso nível em relação aos atletas internacionais já pensando no Mundial. Quero agradecer pela torcida e vamos treinar muito mais”, disse Felipe.
Nas disputas do caiaque Ana Sátila garantiu mais uma prata (92.60), mas agora no K1 Feminino em prova vencida pela austríaca Corinna Kuhnle (92.18). O bronze ficou com a tcheca Katerina Kudejova (92.96).  “Estou contente com minha evolução na canoagem. Acho que essas duas pratas foram muito importantes para a Canoagem Brasileira e representa uma motivação para continuar forte e conquistar o ouro. No Mundial virei com tudo”, disse Ana.

No K1 Masculino o brasileiro Pedro Henrique “Pepe” Gonçalves (80.90) remou forte e terminou com o bronze. A prata ficou com polonês Dariusz Popiela (80.23) e o ouro com o tcheco Ondrej Tunka (80.04).

“Foi nossa primeira prova nessa temporada. Foi a minha melhor descida até hoje (no Canal Rio), mas infelizmente toquei a pontinha do barco na baliza número 19, mas mesmo assim garanti a 3ª colocação”, explicou Pepe que completou “Nos Jogos Olímpicos competimos igual aos outros países, mas agora não, temos essa casa aqui, um paraíso, é motivador remar nesse local”.
Copa do Brasil premia IMEL como grande campeã
Nas disputas entre os brasileiros destaque para os atletas do Instituto Meninos do Lago (IMEL), de Foz do Iguaçu/PR, campeã geral da 1a Etapa da Copa Brasil de Canoagem Slalom com 1525 pontos, seguida pela Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, de Piraju/SP com 600 pontos e Associação de Canoagem de Piracicaba (ASCAPI) com 200 pontos.

Mais em Canoagem Slalom